Executando verificação de segurança...
9

Minha trilha como DEV até agora (com 15 anos de idade)

Olá, meu nome é Pedro Marcos, atualmente tenho 15 anos, e começei a me interessar por tecnologia à uns 6 anos, que como a maioria das crianças e adolescentes daquela época (por volta de 2017) adorava jogar jogos no computador, mais específicamente Minecraft.

Foi no Minecraft onde tive o primeiro contato com o mundo da programação, porque dentro do jogo existiam os servidores que podiam ser "Survival Vanilla" que era apenas um mundo onde diferentes pessoas poderiam se conectar para jogar juntas, mas para essas pessoas conseguirem se conectar, era preciso, ou de uma Host dedicada, ou de uma Local Host, e foi ai que eu tive meu primeiro contato com tecnologias como: SSH, FTP, VPN, PORT FORWARDING, etc.

Mas além do "Survival Vanilla", existiam também os servidores de "Minigames", que utilizavam de plugins para para modificar o jogo em si, adicionando novas mecânicas e regras que tornam o jogo muito mais divertido e desafiador. E foi quando eu me interessei sobre como fazer esses plugins que tive contato com a minha primeira linguagem de programação realmente que foi o JAVA. Consequentemente também tive contato com APIs e até um pouco de MySQL (OBS: Isso anconteceu entre 2019 e 2021).

Entre 2021 e Outubro de 2022, parei completamente de estudar e me dedicar em Programação por conta dos estudos da escola. Mas no final de 2022 conheci o Python e comecei a interessar em programar novamente. No começo desse ano mudei de escola, o que abriu novas oportunidades para mim, que passei de uma escola que não dava nenhum suporte para atividades extra-curriculares para uma escola que me dava total suporte e incentivo nessa área.

Atualmente com menos de um ano na escola nova, sou monitor de Tecnologia e Inovação, monitor de Matemática, e dei algumas aulas do básico sobre lógica matemática aplicada na programação. Além de desenvolver projetos fora da sala de aula. (OBS: Nada disso me trás remuneração financeira)

Agora estou estudando para reforçar minha base, acabei escolhendo o CS50, e pretendo fazer uma faculdade de Engenharia de Software. Apesar de tudo isso ainda tenho muitas dúvidas se esse é realmente o rumo que eu quero seguir e principalmente de como fazer isso se tornar rentável.

Vim aqui escrever isso para pedir conselho de como ingressar no mercado de trabalho, e oque posso fazer para começar a ganhar dinheiro mesmo sendo menor de idade.

Meu portfolio vai estar anexado nessa publicação caso queiram dar uma olhada 🙂

Carregando publicação patrocinada...
3

Olá Pedro Marcos,

Primeiramente, parabéns pela sua trajetória até aqui! É impressionante ver o quanto você já conquistou e aprendeu em tão pouco tempo. Sua paixão e dedicação pela tecnologia são evidentes e, sem dúvida, podem te levar longe.

Em relação às suas dúvidas sobre como ingressar no mercado de trabalho e começar a ganhar dinheiro, aqui vão algumas sugestões:

  • Trabalhar para uma empresa: Esta é uma opção mais tradicional e pode ser uma excelente forma de ganhar experiência, construir uma rede de contatos e entender melhor o funcionamento do mercado. Como 15 anos pode ser um pouco cedo para isso, mas com 16 anos, muitas empresas oferecem vagas de estágio para jovens talentos como você. Fique de olho nas oportunidades e não hesite em se candidatar.

  • Desenvolver software sob encomenda: Esta é uma ótima maneira de começar. Freelancing permite que você escolha os projetos que deseja trabalhar e defina seus próprios horários. Existem várias plataformas online, onde você pode encontrar projetos adequados às suas habilidades. Além disso, à medida que ganha experiência e constrói uma carteira de clientes, pode considerar a ideia de criar sua própria empresa de desenvolvimento.

  • Criar um produto e vendê-lo: Esta é, sem dúvida, a opção mais desafiadora, mas também a mais recompensadora. Se você tem uma ideia inovadora, pode desenvolver seu próprio software ou aplicativo e comercializá-lo. Lembre-se de que, aqui vai muito além das habilidades técnicas. Mas, esta é a opção que tem o potencial de te tornar milionário da noite para o dia.

Em conclusão, o mundo da tecnologia oferece inúmeras oportunidades para quem é apaixonado e dedicado. Continue estudando, buscando conhecimento e se desafiando. O caminho pode ter seus altos e baixos, mas com determinação e paixão, tenho certeza de que você alcançará seus objetivos.

Boa sorte na sua jornada e conte conosco para qualquer apoio ou conselho que precisar!

3

Primeiramente, parabéns pela sua trajetória até aqui. Aqui quem escreve é alguém com 33 anos que entrou no mundo da programação há mais ou menos um ano. Acho que o meu único conselho que poderia te dar é: experimente tudo o que você puder agora! Aproveita que você é tão jovem e tente o máximo de coisas que puder. Tente Inteligencia Artificial, Desenvolvimento Web, Cibersegurança, ou até mesmo desenvolvimento de jogos. Se você conseguir encontrar sua paixão desde cedo, acredito que terá uma carreira muito feliz.

2

Parabéns, Pedrão!
Cara, independente do que você vier a seguir como carreira na vida, pois você ainda é muito novo e terá muitas opções pela frente, eu garanto que toda essa vivênvia, iniciativa e experiência que você já está adquirindo, irá te ajudar a desenvolver muitas outras habilidades! Certamente a área de tecnologia, e particularmente programação, TI, etc, estarão de portas abertas!
Abraços!

2

Parabéns pela disciplina! Tenho 18 anos hoje e sempre gostei de tecnologia, mas nunca tive a disciplina necessária para pegar firme com a programação. Passei alguns anos focando em fazer beat, algo que não é rentável facilmente e sinceramente, vi que isso não ia me dar futuro. Antes disso eu jogava, e isso não dava futuro. Até que me dei um estalo na cabeça e... Desinstalei todos os jogos, YouTube, TikTok, Instagram, Facebook... Tudo de distração se foy, YouTube agora só no navegador com vídeos longos e com informações da minha área e não coisas inúteis que não preciso saber.

Eu não sei se isso é uma boa recomendação, mas tente não entrar nesses redes sociais, é invenção do demo...

Eu também SEMPRE estive envolvido com servidores de jogos, já tive diversos servidores de Minecraft, já desliguei a minha internet e a de outra pessoa mexendo na ONU e alterando IP tentando abrir porta hahaha, e também sempre tive servidor de SAMP. Essas coisas nos dão uma vantagem a mais em quem não sabe o mínimo dos protocolos e de como a internet funciona.
Só continue, não perca seu tempo jogando o tempo todo, se controle(Se você não tiver tempo, é melhor nem jogar).
Mas, tenha lazer também e priorize que seja fora do PC, pq posso te garantir: você vai ter problemas de visão se não sair do PC. Isso não é coisas que nossas mães dizem, é algo real e você deve se preocupar, eu com 18 anos já tô sofrendo, imagina com 25, 30.

1

Vim aqui escrever isso para pedir conselho de como ingressar no mercado de trabalho, e oque posso fazer para começar a ganhar dinheiro mesmo sendo menor de idade.

Vou de passa minha visão, e já adianto a maioria das pessoas não vão falar isso e nem deve "Pois dessa forma você vira um repelente de pessoas", de fatos as pessoas não gostão da realidade e sim de ser iludidas, e oque mais tem é pessoa vendendo iluzão de como ficar rico em 6 meses, aprenda programação do 0 ao avançado em 6 meses ganhando + de R$ 3000,00...

Mentiras e mentiras, sempre tem tolo que cai, pois ninguem gosta de ouvir que vai demora anos e ter muita dedicação, para tais acontecimentos.

Caso você estaja carente emocionalmente é bom falar que tem 15 anos e já programa, falando isso sempre vai ter pessoas que vão te parabenizar e falar que é impressionante, que ta no caminho certo e vai ter sucesso... Cuidado, as vezes você não é tão bom quanto as pessoas falam, muitas vezes as pessoas não falam oque realmente estão pensando.

Oque quero dizer com isso? Ao dar uma passada rapida por seu perfil e ler seu texto, tenho a impressão que você acredita "ser especial por ter 15 anos de idade e esta programando", novamente é apenas minha impressão, pois não o conheço, porem vejo que esta dando muita atenção a datas e idade, oque me me leva a esse pensamento.

Outra coisa que pude observar é que, caso todos seus projetos esteja no GitHub é muito pouco, bem basico e mal feito. Não sou um mestre ou um desenvolvedor extraordinario, mas consigo ver isso em seus projetos/codigos.

Meu intuito não é ofender ou desmotivar e sim falar oque provavelmente vai acontecer daqui alguns anos, quando você ver a realidade do mercado, pois a historia sempre se repete.

  • O mercado é bem copetitivo e ao ver seus projetos dificilmente seria contratado.
  • Python praticamente não tem vaga, é extremamente dificil encontra boas vagas, ainda mais para iniciante.
  • Empresas não contratam crianças, oque tu pode conseguir é ser um joven aprendiz e talvez frelance.
  • Sempre tenha em mente que tem muitas pessoas melhor e mais dedicada que você que estão competido pela mesma vaga.
  • Em media tu vai se candidatar a mais de 300 vagas ter umas 10 entrevistas para talvez conseguir uma oportunidade, não é facil essa é a realidade de milhares de pessoas.
  • Tu vai ter que trabalhar e estudar muito para se manter na empresa e no mercado.
  • Empresa visão o lucro e a idade mais valorizada por empresas é dos 20 aos 30, pois geralmente é a idade que a pessoa fica menos doente, é mais "responsavel", trabalha muito, da menos trabalho e ganha relativamente pouco por esta em inicio de carreira.

Novamente é apenas minha visão, ninguem é obrigado a concordar, porem prefiro a realidade ao ser iludido, essas são algumas dentre varias conclusões que fui chegando ao longo de minha carreira.

1

**Acredito que esse seu post é muito importante, e sendo sincero eu tbem tenho 15 e as vezes comento a minha idade e as pessoas me parabenizam, e tipo as vezes faz a gente se sentir "especial" igual vc disse. Sendo assim vejo que poucos mostram a realidade igual você mostra, de forma que as pessoas enxerguem a profissão como "A profissão do momento" o que na minha visão não é tão vdd, pois vejo muitas pessoas como o FABIO AKITA, dizendo que a melhor ÉPOCA para ter um grande salario na programação mesmo sendo iniciante já passou.

Mas obrigado pelo seu post, e aproveitando o insejo queria fazer uma pergunta para voce:
Estou estudando Ruby e Rails, vc acha que vale a pena investir meu tempo e aprender essas tecnologias ou acha que já esta desvalorizado?
Já pesquisei isso mas sempre a controversias.**

1

Já passei por isso e a melhor coisa é, aceite "Você não é bom e tem muito a melhora" vai ser a melhor coisa para sua carreira, se as pessoa falarem que é bom, seja humilde, aceite os elogios, no entanto não deixe se levar, estude muito não é atoa que ser desenvolvedor é dificil.

Estou estudando Ruby e Rails, vc acha que vale a pena investir meu tempo e aprender essas tecnologias ou acha que já esta desvalorizado?

Com 15 anos no maximo que tu vai conseguir é freelancer ou jovem aprendiz, tendo isso em mente pesquise sobre o mercado de onde tu mora, não adianta aprender as linguagens mais usada do mercado sendo que não tem mercado onde tu mora.

Passei 1 ano aprendendo python, foram mais de 300 exercicios, uns 20 projetos, muitos cursos e 2 livros, porem depois de 1 ano aprendendo comecei a buscar vagas e me deparei com a realidade do mercado, praticamente não tem vaga e as poucas que tem exige experiencia, sendo assim é tremendamente dificil de trabalhar sendo iniciante.

Abandonei o python e parti para um bootcamp e cai na mesma ladainha, aprendi a linguagem mais usada no mercado, porem não tinha mercado onde morava, as poucas vagas que tinha era em C#, sendo assim passei uns 3 meses buscando vagas e nada, mesmo remoto a competição é alta, depois disso percebi como o mercado funciona.

Oque tive que fazer para conseguir uma vaga foi sair do meu estado para trabalhar em outro, viajei 1500 KM para conseguir uma vaga.

Estou estudando Ruby e Rails, vc acha que vale a pena investir meu tempo e aprender essas tecnologias ou acha que já esta desvalorizado?

Oque aconselho é aprender uma linguagem que tenha mercado na sua região, aprenda e faça bons projetos, depois se ofereça para trabalhar como jovem aprendiz em uma empresa que tu saiba progaramar na linguagem, mesmo que não ganha nada para trabalhar na empresa, vale apena, pois se a empresa ver que tu esta gerando lucro pra ela, vai te contratar, na piores das hipótese tu ganha experiência.

1
1
2

Acho que pra maioria das pessoas da nossa faixa etaria o começo foi assim kkk.

Se quiser trocar ideia me chama no discord mano markasso#0.