Executando verificação de segurança...
3

Um resumo de LoRa: redes de longo alcance e baixa potência para a Internet das Coisas

LoRa (Long Range) é um sistema de telecomunicações sem fio de longo alcance, baixo consumo de energia e baixa taxa de bits, promovido como uma solução de infraestrutura para a Internet das Coisas: os dispositivos finais usam o LoRa em um único salto sem fio para se comunicar com o(s) gateway(s), conectado(s) na Internet e que atuam como pontes transparentes e retransmitem mensagens entre esses dispositivos finais e um servidor de rede central.

A diferença essencial entre “a Internet” e a “Internet das Coisas” (IoT) [ 1 ] é que na IoT, há apenas “menos de tudo” disponível em um determinado dispositivo ou dispositivo de rede: menos memória, menos poder de processamento , menos largura de banda, etc.; e claro, menos energia disponível. Isso ocorre porque as “coisas” são movidas a bateria e maximizar a vida útil é uma prioridade ou porque seu número deve ser massivo (estima-se que haverá 50 bilhões de dispositivos conectados até 2020 [ 2 ]). Este impulso para “fazer mais com menos” leva a constrangimentos que limitam a aplicabilidade das redes celulares tradicionais, bem como de tecnologias, como o WiFi, devido a requisitos de energia e escalabilidade.

Outra gama de protocolos e tecnologias surgiu para atender aos requisitos de comunicação da IoT: Low-Power Wide Area Networks (LPWAN). Coloquialmente falando, um LPWAN deve ser para a IoT o que o WiFi foi para a rede do consumidor: oferecendo cobertura de rádio em uma área (muito) grande por meio de estações base e adaptando taxas de transmissão, potência de transmissão, modulação, ciclos de trabalho, etc., de modo que os dispositivos finais incorrem em um consumo de energia muito baixo devido a estarem conectados.

LoRa (LoRa Alliance, https://lora-alliance.org ) é um desses protocolos LPWAN. O LoRa visa implantações em que os dispositivos finais têm energia limitada (por exemplo, alimentado por bateria), onde os dispositivos finais não precisam transmitir mais do que alguns bytes por vez [ 3 ] e onde o tráfego de dados pode ser iniciado pelo final -dispositivo (como quando o dispositivo final é um sensor) ou por uma entidade externa que deseja se comunicar com o dispositivo final (como quando o dispositivo final é um atuador). A natureza de longo alcance e baixo consumo de energia do LoRa o torna um candidato interessante para tecnologia de detecção inteligente em infraestruturas civis (como monitoramento de saúde, medição inteligente, monitoramento ambiental, etc.), bem como em aplicações industriais.

Carregando publicação patrocinada...