Executando verificação de segurança...
2

Por que as pessoas desistem de programar?

Preciso da opinião de vocês.

Eu vejo um pessoal falando que programação é difícil, complicado, um bicho de 7 cabeças e acabam desistindo da área. A questão a qual eu quero abordar é sobre a promessa que só o HTML, CSS e o JS vai te levar a ganhar 10K em 6 meses (Que acredito que muita gente entrou por causa disso a um tempo atrás) e que eventualmente acabaram desistindo de continuar.

Na opinião de vocês, qual a realidade da programação?

Carregando publicação patrocinada...
3

Programação é difícil. Só é fácil algo que se assemelha a programação, sem ser. E é isso que os cursos mágicos ensinam, até para a pessoa não desistir logo de cara (inclusive alguns cursos de universidades estão assim agora, especialmente as particulares).

Sempre falam que fazer ovo frito é fácil, preparar cardápio de restaurante de primeira linha não é. Ensinam a pessoa fritar ovo e falam que você vai ganhar salário de chef renomado.

E aí as pessoas se frustram. Elas descobrem que pouco vão ganhar bem e vão gostar do que fazem. A maioria vai se virar bem fazendo só um PF meia boca recebendo as vezes menos que uma faxineira (é sério). E uma parte considerável, acho que está quase se tornando maioria (como eles somem rápido não é fácil nem ter percepção da quantidade) que vão desistir porque elas não têm vocação alguma para aquilo e nem a paciência e resiliência necessária.

A área exige muito comprometimento, então você precisa entrar com os dois pés, de preferência no peito. A maioria não quer isso e assim conseguem resultados fracos ou nada.

Ainda assim, muita gente está se dando bem, por um motivo ou outro. Alguns até sem muito mérito, mas isso importa menos. Não conte com a sorte ou alguma característica política para se dar bem, isso pode acontecer ou não.

O grande problema é a pessoa entrar porque está na moda e estão fazendo promessas de milagres. Não tem problemas com as pessoas que estão bem preparadas para isso. As menos preparadas são as que menos percebem que não estão preparadas e que menos conseguem mudar isso, mas é possível. Quando a pessoa cai nesses contos da carochinha que espalham por aí já mostra que ela não se dará bem, falta recurso básico para ela.

Dá pra brincar de programação, mas como profissão mesmo, exercida de forma séria, a pessoa precisa ter muita seriedade no que faz, a atitude conta muito.

As pessoas desistem porque elas nunca deveriam ter entrado, as outras não desistem.

Generalizando.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).