Resumo do livro: Mindset - Carol S. Dweck
Olá pessoal, eu estou dando uma estudada em questões de mercado e empreendedorismo, e para me ajudar com isso ando consumindo material de podcasts como o conhecido ResumoCast.
Para quem desconhece, o ResumoCast é um canal no YouTube, onde os locutores leem um livro e produzem um resumo em vídeo. O Podcast foi criado e é tocado por João Cristofolini, seu amigo Gustavo Carriconde e outras pessoas da equipe deles.
O que eu faço é escutar o podcast e produzir uma espécie de resumo, composto por anotações e os pontos que considero os mais importantes citados no vídeo, me servindo tudo isto como uma espécie de síntese.
Enfim, desejo a vocês uma boa leitura 😀
Há, e lembre-se de me seguir la no Github ^_^
Meu Github: https://github.com/melchisedech333
Mindset - Carol S. Dweck
O livro nos mostra que o sucesso não depende exclusivamente das nossas atitudes exteriores, mas também de como encaramos as situações da vida, nos mostrando como isso se relaciona com nossas atitudes mentais.
A maior habilidade que um bom empreendedor possui, é a capacidade de poder adquirir o Mindset correto. Técnicas e coisas semelhantes vem apenas para cooperar com isso e te ajudar a atingir melhor performance.
Há dois tipos gerais de Mindset, os fixos e os de crescimento. No geral, pessoas de Mindset fixo praticam muito o auto-engano, chegando a escolher a dedo as pessoas do seu círculo de amizades, pessoas que vão sempre concordar com suas opiniões, esta pessoa gasta mais energia buscando parecer ser inteligente, do que sendo de fato. Já na mentalidade de crescimento ocorre o total oposto, nele as pessoas gostam de desafios e de enfrentar coisas difíceis e complexas, gostam de crescer em momentos de dificuldade, e também em momentos onde poderiam ficar paradas. Estas pessoas estão comprometidas e dedicadas em aperfeiçoar o seu processo de evolução.
Uma pessoa de Mindset fixo vive preocupada com o que vão pensar dela, como se estivesse sendo avaliada o tempo todo, preocupada se vão achar ela feia ou bonita, inteligente ou burra, vencedora ou fracassada, e assim segue, de modo que jamais uma pessoa assim quer sequer correr o risco do fracasso, e quando você faz isso, você simplesmente deixa de evoluir. Já uma pessoa de Mindset de crescimento, o foco está sempre em passar pelo desafio e vencê-lo, para assim passar para o próximo estágio, e desta maneira sempre estar crescendo e evoluindo.
Em suma, as pessoas de Mindset fixo estão presas em si mesmas, não suportando a ideia de se expor ao desconhecido e a possibilidade do fracasso, principalmente quando publicamente, de modo que em sua vida vão sempre preferir as posições mais estáveis e de pouco risco. Já o Mindset de crescimento elas não pensam em evitar o fracasso a todo custo, elas gostam de desafios e de coisas novas, e enfrentam e lidam com essas coisas com todo ânimo do mundo, e consequentemente passam a evoluir muito mais.
Dicas e pontos importantes:
-
Elogiar o esforço: principalmente com crianças e pessoas que estão iniciando em alguma nova área ou conhecimento, devemos elogiar não somente pelas conquistas, mas sim também pelo esforço, a iniciativa, a tentativa. Pois desta maneira estaremos desde o início incentivando a pessoa a ter uma mentalidade de crescimento.
-
Importância do Mindset de crescimento: em uma empresa se um gerente possui um Mindset fixo, ele não irá, por exemplo, contratar um novo gerente que é melhor do que ele. Consequentemente isso afetará na própria organização, fazendo com que a mesma pare de evoluir.
-
Sua atitude mental determina o seu sucesso: auto-explicativo, em suma, saber que pode aprender coisas novas e vencer todos os desafios que surgirem, faz toda a diferença. A maneira que você pensa, toma suas decisões, resolve os problemas, é o que fará a diferença.
-
O mal dos rótulos: dizer a si mesmo que é esquecido, justificar-se aos outros dizendo que você não é bom com finanças, dizer que não quer enriquecer e que lhe basta um negócio para uma boa aposentadoria, dizer que as pessoas ricas são malvadas, que as pessoas ricas sofrem e não são felizes, e outras questões semelhantes (nesse tom negativo), são coisas que com o tempo formam-se em sua mente como uma espécie de crença, que no final das contas só irá limitar o seu potencial. Não há mal nenhum em ser bem-sucedido em várias áreas da vida, incluindo na financeira, obtendo suas coisas honesta e dignamente, isso passa a ser agradável e bom para todos e claramente bem visto aos olhos de Deus.
-
Os dons ajudam, mas não são decisivos: a pré-disposição a algo pode lhe ajudar, mas no final o que irá ser decisivo é sua capacidade de dedicação, aprendizado e resolução de problemas. Juntar o talento com o esforço metódico e um bom Mindset, é a fórmula da alta performance.
-
Pular fora quando as coisas ficam difíceis é errado: as pessoas de Mindset fixo, ao se depararem com algo difícil, elas desistem e vão embora, enquanto que na mentalidade de crescimento as pessoas amam um desafio e veem nele uma oportunidade de evoluir.
-
O fracasso do outro é meu sucesso: esta é a típica mentalidade fixa, infelizmente há muitas pessoas que pensam assim. O correto é encarar o seu fracasso como oportunidade de crescimento, e prezar situações ganha-ganha nas relações sociais e financeiras. Se incomodar com as vitórias do próximo, te prejudica e faz mal pra sua alma.
-
O valor do fracasso numa contratação: ao contratar pessoas para sua empresa, o ideal é priorizar aquelas pessoas que já experimentaram o fracasso (de preferência grandes fracassos), mas que deram a volta por cima e continuaram.
O caso Kaiser, empresa de automóveis:
A empresa produzia aqueles carros (que hoje vemos como bem antigos), o responsável na empresa por esses modelos os mantinha e fazia poucas modificações (quase irrelevantes). De modo que este indivíduo possuía uma mentalidade de crescimento, mas parou de pensar e passou a ter uma mentalidade mais fixa (provavelmente achou que encontrou alguma espécie de "fórmula perfeita" em relação aos modelos dos automóveis).
As empresas japonesas que estavam sempre buscando desenvolver o que seria a próxima etapa nos modelos de carros, ou seja, possuíam uma mentalidade de crescimento, passaram a desenvolver tais modelos. A consequência foi que a Kaiser não conseguiu acompanhar as novidades e teve de fechar. Eis a importância do Mindset.
A importância do elogio:
Ao elogiar uma pessoa se deve objetificar o esforço dela, falando coisas como: parabéns pelo seu esforço, Fulano; e não coisas como: parabéns, você é muito bom nisso.
Isso se deve pois você objetifica a ação dela e não a pessoa dela em si, podendo dar margem para a noção de que ela só fez aquilo porque ela tem um determinado talento, quando na verdade apenas o talento não é suficiente, estimulando assim uma mentalidade fixa na pessoa (algo que pode ser ruim futuramente ao incentivar comportamentos típicos de mentalidade fixa).
O mesmo equivale para as críticas, não se deve criticar a pessoa em si, mas sim sua atitude, a ação que ela empregou, pois devemos crer que as pessoas cometem erros, mas também são capazes de mudar.
Ao criticar e elogiar a coisa certa em relação aos atos de uma pessoa, cooperamos para a evolução dessa mesma pessoa.
Passos para você mudar seu Mindset:
-
1 - Identificar quando o Mindset fixo aparece.
-
2 - Identificar quais são os gatilhos que faz esse Mindset fixo aparecer.
-
3 - Dar um nome para seu sabotador interno (que geralmente te fala as frases do Mindset fixo).
-
4 - Conversar com esse sabotador quando ele aparecer (coisas como: da um tempo, não preciso da sua ajuda agora não). Responsa ele com respostas dignas de um Mindset de crescimento.
-
5 - Tentar trocar as frases que seu Mindset fixo te proporciona, por frases típicas de uma mentalidade de crescimento. Para desta maneira tentar neutralizar o Mindset fixo.
Bônus - Frase de camiseta:
- Que eu todo dia aprenda coisas novas, seja para mim, ou para ajudar as outras pessoas.