É exatamente o que comentei um pouco abaixo. Sou usuário frequente do TabNews mas não sou de publicar nem comentar, e com isso não tenho a oportunidade de votar em publicações que acho relevante.
Tem várias maneiras de montar economia virtual. E não é muito diferente da real, só que está começou há séculos, não é tão fácil rearranjar (tem um pequeno rearranjo na última década de 70, não vou entrar em detalhes, mas foi genial, para alguns).
Só uma analogia
Se você opta ou só consegue ficar em casa jogando vídeo game, não trabalha, você não ganha dinheiro. Você não tem algo a oferecer para outras pessoas, elas não te pagam. Se você não recebe, não pode gastar, e morre de inanição.
O Tabnews decidiu, e acho que é uma boa decisão, que você tem que se expor, produzir algo para poder receber e depois gastar.
A ideia é que você só pode avaliar algo se mostrar que é capaz de fazer isso. Para evitar, mas naõ eliminar, a idéia que votar é só dar um like. É bem imperfeito, mas vai na direção certa. Tem maneiras melhores e piores de fazer isso, nunca vai funcionar a contento, mas pode ir ajustando para ser melhor.
Vou citar o exemplo do Stack Oveflow. Lá foi decidido que depois de quebrar a barreira que você é uma pessoa real com intenção de participar basta você aparecer por lá e receber dinheiro, de forma como pode (ou não, dá para ser autoritário também) ser em um regime socialista. Então você pode gastar como quiser, sem ter tido um mérito (algumas pessoas acham que não existe mérito). O que acontece? Não há incentivo à produção. No começo parece tudo lindo, as pessoas recebem, gastam, os que produzem estão motivados.
O problema é que com o passar do tempo começa muita gente produzir algo ruim, porque tanto faz. Aquilo não serve para o consumo. As pessoas reclamam dessas pessoas produzindo algo ruim, não há incentivo, quem produz fica desestimulado, vai embora, talvez para algo mais capitalista, começa ficar só quem não produz coisa boa, começa todo mundo morrer de inanição, e a economia não gira.
Economia é algo complicado. Mas é matemática e sociologia. A parte matemática é fácil de resolver. A sociologia depende de manter as pessoas motivadas. Precisa dar dinheiro para elas, só quando elas produzem. Mas precisa criar a ilusão. Precisa ter uma cenoura na frente, mas não de uma forma que não fique óbvio que nunca alcançará a cenoura.
Olha só quanta participação aqui e a economia quase não girou.
É preciso mais geração de dinheiro do que consumo. Como você acha que a China cresceu tanto nas últimas décadas? Gerando mais dinheiro que consumo. Isso acontece com outros países, mas poucos conseguem fazer isso de forma muito forte. Com exceção dos EUA, por estratégia citada acima, só assim consegue manter a economia saudável. Crescer com dívida não é sustentável (o que o Brasil faz há 80 anos), fica cada vez mais difícil e perto do impossível parar em pé e reverter a situação. Por sorte no Tabnews não tem como fazer dívida. Mas está consumindo mais que produz, todos morrerão de inanição.
Funciona de outro jeito se o cérebro humano for de outra forma. Mas ele não é. Tudo tem que ser pensado levando em consideração isso. Tem que atacar o problema real.
E tem que lembrar que plataformas dependem das pessoas estarem gostando dela, é muito fácil sair e ir para outro, talvez fora do mundo virtual.
Também é ruim você não poder se expressar mesmo não tendo dinheiro para gastar. Você se expressar faz você ter menos condições de ganhar dinheiro. Isso é outro problema. Cria uma censura sistêmica (apenas fazendo uma analogia). Quase todo mundo se prejudicou em publicar aqui (exceto eu até agora, e isso pode mudar se eu fizer mais comentários e eles não forem "pagos" com votos positivos, nem o GTEX escapou). Eu falo isso no meu comentário original, é preciso dar chance das pessoas comentarem sem o risco de serem prejudicadas. Não é simples fazer isso no sistema atual, por isso eu acho que não acontecerá.