Executando verificação de segurança...
1

Iniciar a carreira como desenvolvedor mobile

Bom pessoal, atualmente estou cursando o terceiro semestre de "ADS" e me identifiquei muito com a parte de desenvolvimento mobile. Gostaria de focar totalmente nessa área, porém fico com receio da barreira de entrada no mercado de trabalho, pois também não tenho experiência anterior em outras tecnologias. Nesse contexto, surgem dúvidas sobre se devo me dedicar exclusivamente ao desenvolvimento mobile ou se seria melhor buscar uma vaga inicial em back-end por exemplo, e só depois de um certo tempo tentar migrar para o desenvolvimento mobile e assim ter mais "autoridade" kkkkk

obs: Flutter ganhou meu coração sz

Carregando publicação patrocinada...
2

Sabe como vai resolver isso? Pesquisando muito, estudando, analisando muitas informações, refletindo, repensando a vida, talvez pedindo dados objetivos para as pessoas (muitas vezes ninguém os terá). Se não estiver conseguindo, terá que procurar ajuda profissional.

Pèdir para pessoas aleatórias na internet dizer algo para você decidir ou até deixar a decisão para elas, porque no fundo é o que está fazendo, está esperando alguém dizer o que espera, então está em parte decidindo, mas em parte está delegando para outro, nada disso ajuda de fato, só cria a ilusão que fará o certo. Está tirando a própria responsabilidade. Assim se der errado foi outro que cometeu o erro não você.

Tem que se esforçar muito, e fazer isso com qualidade. Eu fiz várias postagens falando disso. Quer tentar descobrir? Já pode ser um exercício de comprometimento. Se não quiser ter esse trabalho, já sabe que será assim sempre, e já explicará porque sempre vai patinar. Ainda estará procurando o caminho fácil e sem esforço, querendo que alguém faça o trabalho por você.

Não importa o que escolha, a consequência virá e afetará você. Qual será?

1

Escolher uma linguagem/framework inicial é importante, mas não se apegar a eles é mais importante ainda.
Dito isso, não acho que seja um problema seguir no desenvolvimento mobile. Porém, eu levaria em conta a "necessidade" de se arrumar um emprego. Vagas mobile/front tem sido bem mais concorridas que back, apesar de que mobile nativo (kotlin/android ou swift/ios) tenho visto um pouco mais de oportunidades pra iniciantes do que o restante.

Se eu, com meus poucos 3 anos de experiência tivesse que te aconselhar, te diria pra focar em aprender programação em si e não um framework, e então tentar adentrar ao mundo do mobile nativo (com android que é mais 'fácil', já que não exige ter um macbook).

Atualmente trabalho como fullstack (node, next, e react native) e também gosto muito de desenvolvimento mobile, e tenho pensado na possibilidade de ir pro nativo android/ios justamente pra fugir um pouco desse mar de gente entrando nas stacks que me identifiquei inicialmente (react ♥)...