Executando verificação de segurança...
15

O Dev Júnior não pode subestimar o poder do LinkedIn!

Recentemente, fiz uma rápida pesquisa entre meus colegas de estudo sobre o uso do LinkedIn. Surpreendentemente, a maioria cria o perfil, preenche as informações e para por aí; outros, de forma curiosa, não fazem uso da plataforma. Mas isso me fez refletir: por que essa negligência? Seria por falta de tempo? De conteúdo? Por se sentirem intimidados em comparação com aqueles que fazem da produção de conteúdo sua profissão? Ou talvez seja um mal-entendido sobre a importância dessa rede para a vida profissional? Ou... bem, qual é a resposta, amigos?

Não pretendo dissertar sobre os motivos, mas, simplesmente, oferecer algumas sugestões baseadas em minha experiência e na observação do cenário. Espero que sejam úteis.

Vamos às dicas!

Se você é um universitário de uma faculdade de tecnologia, por que não compartilhar postagens sobre os assuntos abordados nas disciplinas? Que tal falar sobre discussões, dificuldades e aprendizados em Programação 1 ou Banco de Dados 2? Ou até mesmo publicar uma foto da apresentação de um seminário?

Qualquer uma dessas ideias demonstraria suas habilidades de comunicação, síntese e organização do pensamento. Se foi uma atividade em grupo, também evidencia sua capacidade de trabalho em equipe. Em suma, seria uma avalanche de comprovações de suas soft skills, extremamente úteis para sua futura profissão.

Outra sugestão: se você é voluntário em um projeto de software, por que não compartilhar um pouco da sua rotina como desenvolvedor? Uma foto de uma reunião com a equipe, ou até mesmo detalhes da solução proposta para um problema do projeto, caso tenha sido autor?

Novamente, qualquer uma dessas ideias demonstraria suas soft skills, como trabalho em equipe, interesse em adquirir experiência e qualificação profissional, ou até mesmo sua habilidade na resolução de problemas.

Para aqueles que estão em transição de carreira, uma sugestão é refletir sobre cenários em sua antiga profissão onde uma solução de desenvolvimento de software seria aplicável. Talvez não resolva completamente, mas certamente temos opiniões que podem ser escritas e, por que não, transformadas em códigos?

Espero ter ajudado! Caso tenham outras, comunidade, comentem! Ansioso pelas contribuições.

Carregando publicação patrocinada...
3

Estou estudando na Universidade Federal de Alagoas, e as coisas que aprendo lá e os trabalhos que realizo lá, não me pareciam tão interessantes de postar no linkedin, até ver as postagens de "pessoas reais", é tudo bem simples, só mostrando o básico do que sabe. Dito isso, concordo com tudo que você disse eu vou fazer seguir seus conselhos kkkk

1
3

Boas sugestões. Vou abusar dessas ideias aí agorakkkkkk. Estou começando a utilizar mais o LinkedIn, mas confesso que eu ficava relutante em usar pelo mesmo motivo que não uso outras redes sociais (como Instagram, Facebook, etc.).

No entanto, o LinkedIn é uma rede social voltada PRINCIPALMENTE para o Mercado de Trabalho. É literalmente um grande lugar onde pessoas (físicas ou jurídicas) podem se promover; se vender.

Hoje em dia, estou usando o LinkedIn com esse pensamento: de que é uma ferramenta/ambiente para promover o profissional. Por mais que essa perspectiva possa ser "óbvia", ou que a maioria "já sabe", admito que só consegui discernir isso recentemente.

2

Obrigado! USe e abuse sem qualquer moderação! São suas! Não fique! Essa relutância, às vezes, esconde nossa falta de cofiança no que sabemos ou fazemos, digo isso, porque refleti bastante e foi o que mais me pegou quando pensei e conclui: eu duvido demais de mim, chega!

E otimo que tens distinção do uso, isso é um passo importante, trate como seu maior e melhor curriculo!

2

Qual seu github?

Não sei geralmente o que fazer por la, às vezes até tento postar alguma coisa, mas não consigo ter consistência em nada

1
2
0
2

Adorei seu texto, muitas vezes queremos apresentar algo profundo e sofisticado, porém o processo, o caminhar é tão importante quanto o resultado final.
Percebo que estamos vivendo na ansiedade do imediatismo.
Estou desenvolvendo um projeto já tem 3 anos, já perdi a conta de quantas pessoas entraram e saíram. Mas, se manter firme no propósito é o diferencial.
Deixo um recado a todos que estão começando, em transição de carreira ou quem deseja empreender: Paciência, Persistência e muito trabalho

1

O processo conta mais do que os resultados, afinal os resultados são produto do processo. Parece óbvio, mas nosso comportamento de desconfiança com o que somos ou sabemos, nos cega.

"Percebo que estamos vivendo na ansiedade do imediatismo" uma mal do seculo, que temos de ter ciência e tomar cuidado!

Paciência, Persistência e muito trabalho