A IA não vai substituir os programadores, e uma das respostas para isso está nos detalhes!
Mais precisamente nos detalhes dos requisitos.
É nessa etapa da especificação dos requisitos que as necessidades do usuário são identificadas e documentadas de forma clara e concisa.
A falta de especificação adequada dos requisitos pode levar a problemas como a entrega de um sistema que não atende às necessidades do usuário, atrasos no cronograma do projeto e aumento de custos.
Ok, mas onde está o código?
Ao documentar os requisitos, os desenvolvedores têm uma visão clara do que é esperado do sistema e podem trabalhar para alcançar esses objetivos de forma eficiente. Além disso, a especificação dos requisitos fornece uma base sólida para a realização de testes, garantindo que o sistema esteja funcionando corretamente e atendendo às expectativas do usuário.
Na teoria uma IA pode fazer isso!
O código representa os detalhes dos requisitos, e de certa forma, não há como ignorar ou abstrair esses detalhes. Eles precisam ser especificados.
"Especificar requisitos detalhadamente de modo que uma máquina possa executá-los, é programar - e tal especificação, é o código" - Uncle Bob em seu livro: Clean Code.