✉️ Método para escrever mensagens de commits
É sempre muito bom quando estamos fazendo um commit, pois significa que nosso projeto está evoluindo ou bugs estão sendo corrigidos. O commit irá criar um novo registro na linha do tempo do nosso projeto, e isso é extremamente importante no dia a dia de uma empresa, pois ajuda a equipe a identificar erros no sistema ("Até determinado commit, estava funcionando, após este commit começou a bugar"), facilitar a organização de um projeto que é desenvolvido por várias pessoas, entre outras vantagens. Cada commit exige uma mensagem, que na prática deveria ser uma explicação do que aquele commit fez/corrigiu, mas na realidade escrevemos qualquer coisa (já vi mensagens do tipo "asdasdasd" ou "ok"), pois não temos tempo de ficar pensando em uma mensagem, o importante é que o problema foi solucionado, correto ? Não.
A mensagem do commit é tão importante quanto ao problema que ele resolve.
Beleza Matheus, mas este projeto só eu desenvolvo ele, não tem o porque ficar pensando em mensagem de commit.
Dois pontos sobre este pensamento:
- Passado um tempo, você identifica um bug na aplicação. Não conseguindo identificar a origem do problema, você recorre ao histórico de commits, para tentar reverter o processo, e encontrar em qual funcionalidade/componente o erro está ocorrendo. Garanto que será um trabalho ardiloso, visto que criou commits com mensagens nada descritivas, e o que era pra ser um processo simples, acaba se tornando um pesadelo.
- Mesmo que só você esteja desenvolvendo o projeto, já é uma boa prática ir treinando a escrita de mensagens descritivas de um commit, pois quando você precisar trabalhar em equipe, já vai estar acostumado com tal prática.
Entendo a importância, mas tenho dificuldade em criar as mensagens
Eu também tinha essa dificuldade, mas aprendi algo que me ajudou muito a escrever as mensagens do commit, e vou compartilhar com vocês:
O segredo está na forma em que você enxerga o commit. Antes de escrever a mensagem, faça uma pergunta a si mesmo: O que esse commit faz/resolve ?
A resposta dessa pergunta será a mensagem do seu commit. Sim, é simplesmente isso. A primeira palavra sempre será um verbo já conjulgado na terceira pessoa (ELE), exemplo:
- Remove a listagem de usuários que não possuem um telefone
- Altera a cor dos campos quando os mesmos estão selecionados
- Adiciona funcionalidade que permite a remoção de um usuário
Garanto que será muito mais simples e rápido criar as mensagens, pois logo após você se perguntar sobre o que o commit faz, a resposta virá automaticamente na sua cabeça, além de criar uma padronização para seu projeto.
Espero que tenha ajudado. Lembrando que existem outras formas de se padronizar commits, só quis trazer a que mais me agrada. Se você tem alguma diferente, deixa aqui nos comentários. Abraços!