🎨 Faça uma análise da aplicação/projeto antes de sair codando
Se organize antes de colocar a mão na massa.
Quando eu estava começando meus estudos na área da programação, e resolvia colocar em prática os aprendizados obtidos, eu recebia um layout no Figma por exemplo, e sem pensar muito, já criava as pastas e arquivos e começava a escrever os códigos.
Acredito que muitas pessoas fizeram ou fazem isto, e sabem as dores de cabeça que isso pode causar no decorrer do projeto.
Os problemas dessa atitute
Todas as vezes que desenvolvi um projeto utilizando a abordagem citada a cima sempre acontecia a mesma situação: Em um certo momento na aplicação, eu percebia que havia muito código/estilizações duplicadas, havia componentes como botões e títulos que eram iguais para todas as páginas, mas eu não havia percebido. Porém essa nem é a pior parte.
Tudo bem, há muito código/estilizações repetidos, vou consertar.
E nesse momento seu projeto se transforma em uma bola de neve, pois você tenta consertar e acaba afetando outros componentes, a ansiedade toma conta, e você desiste, ou começa do zero.
Como evitar
Estou fazendo esse post no contexto de uma pessoa front-end, porém se aplica a qualquer área. Antes de codar, analise o projeto, crie um arquivo Markdown no projeto e anote as cores, fontes utilizadas, escreva o fluxo básico da aplicação, verifique se há componentes que se repetem (cabeçalho, rodapé, etc.), faça o download das imagens utilizadas. Confie em mim quando eu digo que essa estruturação prévia no projeto vai evitar muitos problemas.
Você vai perder um tempo no começo, porém vai ter economizado muito ao fazer isso, além de não se estressar tanto durante o desenvolvimento.
Já passaram por isso ?