Executando verificação de segurança...
6

🎨 Faça uma análise da aplicação/projeto antes de sair codando

Se organize antes de colocar a mão na massa.

Quando eu estava começando meus estudos na área da programação, e resolvia colocar em prática os aprendizados obtidos, eu recebia um layout no Figma por exemplo, e sem pensar muito, já criava as pastas e arquivos e começava a escrever os códigos.

Acredito que muitas pessoas fizeram ou fazem isto, e sabem as dores de cabeça que isso pode causar no decorrer do projeto.

Os problemas dessa atitute

Todas as vezes que desenvolvi um projeto utilizando a abordagem citada a cima sempre acontecia a mesma situação: Em um certo momento na aplicação, eu percebia que havia muito código/estilizações duplicadas, havia componentes como botões e títulos que eram iguais para todas as páginas, mas eu não havia percebido. Porém essa nem é a pior parte.

Tudo bem, há muito código/estilizações repetidos, vou consertar.

E nesse momento seu projeto se transforma em uma bola de neve, pois você tenta consertar e acaba afetando outros componentes, a ansiedade toma conta, e você desiste, ou começa do zero.

Como evitar

Estou fazendo esse post no contexto de uma pessoa front-end, porém se aplica a qualquer área. Antes de codar, analise o projeto, crie um arquivo Markdown no projeto e anote as cores, fontes utilizadas, escreva o fluxo básico da aplicação, verifique se há componentes que se repetem (cabeçalho, rodapé, etc.), faça o download das imagens utilizadas. Confie em mim quando eu digo que essa estruturação prévia no projeto vai evitar muitos problemas.

Você vai perder um tempo no começo, porém vai ter economizado muito ao fazer isso, além de não se estressar tanto durante o desenvolvimento.

Já passaram por isso ?

Carregando publicação patrocinada...
2
2

Exatamente, mas até lá sofremos muito kkkkkkkkkkk. Essa era uma dica que eu gostaria de ter recebido quando estava começando nessa área, teria me ajudado muito.

2

Aprendi isso a duras penas.

Hoje sempre planejo e penso muito no que vai ser desenvolvido, em projetos corporativos e pessoais. Inclusive depois que passei a usar essa abordagem antes de ir direto para o código, nunca mais comecei nenhum projeto pessoal 😅.

1

Pior que eu aprendi apanhando também kkkkkkkkk Tem que tomar cuidado com este ponto também, de só ficar planejando e analisando, e não sair do lugar. Na minha opinião, tem que ter um equilíbrio, os dois extremos são perigosos: Não planejar nada e começar a codar ou só ficar planejando e vendo detalhes e demorar ou nunca iniciar o projeto.

2

Amigo aconteceu isso comigo quando codei a app que vou usar ni tcc, num momento eu so pensava em refatorar tudo, mas na real era codigo kkkkk... proximas apps vou pensar nesses pontos que voce citou..

1

kkkkkkkkkkkkkk Acontece com todo mundo. Depois de tanto errar, eu parei para refletir, e comecei fazer dessa forma e vou te dizer: Melhora em 100% a experiência de desenvolver algo. Vale a pena perder esse tempo no início.

2

Não sou do front-end, mas já me ocorreu esta situação kkk.

Hoje em dia, quando analiso ou replico um projeto (para mim mesmo), eu costumo seguir oque aprendi com ui/ux.

Seguir sempre uma design system e caso não exista improvise uma 😅

É exatamente isso que você descreveu, pegar a tipografia, espaçamento, componentes, estruturas, estilizações, imagens e tudo oque compõe o projeto 😌

Realmente, ajuda muito a ter noção do que fazer.

1

Perfeito. Parece algo simples de se fazer, e realmente é, porém o ganho de produtividade é absurdo. As vezes, esse fator de se planejar antes ou não determina se você vai ter êxito em concluir o projeto ou não, pois não fazendo o planejamento, a chance de você desanimar durante o desenvolvimento é grande.