Executando verificação de segurança...
2

🐱‍💻 Eventos de programação: dicas para concluir

Começo de ano, e duas das maiores escolas de Tecnologia e Programação do Brasil (Alura e Rocketseat) estão com inscrições abertas para participar de eventos de programação web, a Alura com sua Imersão Dev, focado nas pessoas que estão buscando dar seus primeiros passos na programação, e a Rocketseat com o NLW Setup, que é separado em duas trilhas: Uma para quem está iniciando, e outra para quem já tem algum conhecimento na área.

Particulamente, recomendo você participar de ambos, principalmente se está começando agora na área. Mesmo que ambos vão acabar abordando coisas muito parecidas, sempre é bom ter vários pontos de vista sobre determinado assunto. Porém tem um problema: Não são eventos fáceis de se concluir. Não por conta do conteúdo em si, mas sim pela quantidade de informações que você precisa assimilar em pouco tempo (estes eventos tem uma duração de 5 a 7 dias). Por conta disto, muitas pessoas ficam pelo caminho no evento, e é por este motivo que resolvi criar o post.

Dicas para concluir um evento

É importante salientar que as dicas que darei a baixo são as que deram certo para mim, com base no contexto em que estou, tempo disponível, etc. Ou seja, pode ser que algumas coisas, dependendo do seu contexto, não valha a pena você fazer, mas vou tentar generalizar ao máximo as dicas, e você tem o dever de adapta-las para sua realidade.

  • Determine os horários que você irá fazer o evento: Parece clichê ou simples, mas é um fator determinante, e o que pode fazer a diferença entre terminar ou não o evento. Se você não define isso, nos dias do evento, seu cérebro vai tentar desviar você do objetivo, pois ele não quer ter trabalho. Se você aplica um horário, é como firmar um contrato, e o desejo de procrastinar será menor.

  • Não escreva os códigos junto com o professor: Essa é uma dica bem pessoal, pois cada um tem seu modo de estudar, mas eu daria uma chance a este método: Ao invés de ir assistindo e codando junto com o professor, em um primeiro momento apenas preste atenção no que ele está explicando. Depois da explicação de determinado tópico, ai sim você coloca a mão na massa, e realiza seu código. Tente entender o porque determinado código está aplicando determinado efeito na aplicação.

  • Faça pausas durante as aulas: Geralmente, as aulas destes eventos costumam demorar em média 1 hora. Faça pausas entre os tópicos, pense no que o professor disse, tire suas conclusões, tome uma água, e retorne. Vai demorar um pouco a mais, mas vale a pena, pra fixar o conteúdo.

  • Faça anotações sobre o que está sendo apresentado: Quando eu estava na escola, odiava copiar matéria. Eu sempre prestei bastante atenção no que a professora estava dizendo, mas nunca copiava nada, e até que me saia bem nas férias. Mas com programação eu não consegui ter o mesmo êxito. Comecei aprender de verdade ao começar anotar as coisas (Utilizo o Notion para isso), onde eu anoto com as minhas próprias palavras o que foi explicado. Além de te um conteúdo para revisar no futuro, enquanto estou escrevendo percebo se realmente aprendi ou se estou só copiando o que o professor disse. Não é fácil começar este hábito, mas hoje eu percebo como fez e faz diferença no meu aprendizado.

  • Leve o evento a sério: Encare como um desafio para você mesmo, para identificar pontos que você precisa melhorar. O evento não termina na última linha de código. Ele termina com você se questionando ao final: "Como lidei com os problemas ?", "De que forma busquei soluções/ajuda ?", "O que eu tive dificuldade, estilização, lógica, sintaxe ?". Não existe respostas certas para essas perguntas, mas é com elas que você vai evoluir.

Fiquem a vontade para comentar outra dica que você utiliza para completar estes eventos. Abraços.

Carregando publicação patrocinada...
1