🏫 Curso CS50 de Harvard: Minha opinião.
Há aproximadamente 1 mês atrás, eu descobri que um dos cursos mais famosos de Harvard, o CS50: Introdução a Ciência da Computação, estava disponível com legendas em português e totalmente gratuito, e decidi aproveitar para iniciar o curso. Eu obtive essa informação através de um post aqui no TabNews, e gostaria de deixar minha opinião sobre o curso. Eu ainda não terminei, estou no 4º módulo (são 11 no total, começando do módulo 0), mas a experiência que eu senti nestes 4 módulos já é suficiente para eu entender a dinâmica do curso, e dar minha opinião.
Um curso para te tirar da zona de conforto
Nestes últimos anos aprendendo programação, pude perceber que o aprendizado na área de tecnologia não é algo linear. Diversas vezes você sentirá a necessidade de dar alguns passos para trás, e revisar conceitos básicos como algoritmos, estrutura de dados, etc. O problema é que só de falar nesses tópicos já da aquela preguiça de estudar, pois a maioria dos cursos ou vídeos sobre estes assuntos não traz uma abordagem muito didática, o que torna o aprendizado meio chato e cansativo.
Os primeiros módulos do CS50 são justamente sobre funcionamento dos computadores, como as informações são representadadas pelos computadores, algoritmos, estrutura de dados, etc. Ao acessar o curso pela primeira vez, logo pensei:
Nossa, vou ter que ver tudo isso novamente ? Todo aquele papo massante, aquelas conversões de números binários para decimais de hexadecimais, etc. Bom, eu vou começar, se eu ver que está muito chato, eu pulo para o próximo módulo.
Começo a assistir, e logo percebo que algo será diferente, começando pela estrutura do curso: O professor está em um palco em um teatro, com vários acessórios para auxilia-lo nas explicações. O auditório está vazio (provavelmente o curso foi gravado na época da pandemia), porém há pessoas assistindo, e há muitas interações entre o professor e essas pessoas. Ou seja, você está assistindo a uma aula gravada, porém tem a sensação de que é ao vivo. Essa interação entre as pessoas ajuda muito, pois elas fazem perguntas ao professor, e que provavelmente você também faria. Para vocês terem uma idéia, cada aula tem aproximadamente 2 horas e 15 minutos, porém você nem percebe o tempo passando, devido a didática absurda do professor e da dinâmica da aula, com exemplos da vida real, auxiliando o entendimento do assunto.
Cada módulo possui apenas 1 aula, onde após assisti-la, você pode resolver alguns exercícios sobre o tema que foi discutido, e aqui está outro diferencial do curso: Os exercícios não são fáceis. Acho que eu estava acostumado com os cursos que vinha fazendo, onde geralmente esses exercícios são bem simples, porém isso não acontece no CS50. Senti que meu raciocío lógico foi testado como nunca antes. Eu levava algumas horas para resolver alguns desafios mais complicados, mas ao invés de ficar desanimado por estar levando tanto tempo para resolve-los, eu me sentia feliz em ter descoberto o curso, pois ele me deixa desconfortável, me fez quebrar a cabeça várias vezes, e eu considero isso fundamental para alguém que quer se tornar programador.
Ahh Matheus, mas eu já estou em outra etapa, já estou estudando frameworks como React ou Nest, essas coisas eu já aprendi.
Eu também já estudo programação há um tempo, mas este curso me fez ter uma nova visão sobre a tecnologia no geral, então não importa o nível que você está, eu sinceramente acho que você deveria dar uma olhada no curso.
Link para inscrição: https://materiais.napratica.org.br/cc50
Se você já fez ou está fazendo o curso, deixa ai nos comentários sua opinião. Abraços.