Massa, deu uma visão muito boa e direta, porém acredito que isso acontece em uma faixa de médias/grandes empresas ou até em algumas pequenas. Mas no caso de uma micro-empresa por exemplo, o cenário muda um pouco. Nestes, as vezes, você será o cara do design, o cara do front-end, o cara que arruma impressora, etc. Mas é um caso a parte. Parabéns pelo post.
Eu estou nesse barco Matheus!
Sou o cara do design, front, back e suporte técnico aqui na empres aonde trabalho.
Faço desde criar um botão no front, implementar as regras no back, passo pelo deploy e configurações de dns, e chego até instalar driver de impressora, formatar pc ou resolver questões com o wifi
Realmente são muitas coisas para fazer, mas a empresa é pequena. No setor de TI sou só eu e mais um que está iniciando.
Queria ficar mais focado só no backend. Vocês tem alguma dica de como reverter esse processo?
Não sei em que estágio sua empresa está, mas pode ser que demore até ela conseguir maturidade para ter uma ou mais pessoas separadas por stacks e tal. Mas pensa pelo lado bom: Você está adquirindo uma visão holística sobre uma empresa/projeto/aplicação. Isso vai te ajudar muito lá na frente quando você decidir entrar em uma empresa apenas com o foco no back-end. É um diferencial enorme.
De fato, Matheus! Em pequenos projetos ou em pequenas empresas, muitas vezes o dev e o carinha do café são os mesmos. Obrigado pelo feedback!!