Generative AI: Como ficará a internet depois dessa onda?
Opa, pessoal!
Não sei se notaram, mas existe hoje uma efervecência de empresas focadas em geração de conteúdo e imagens com AI, como maker.ai e jasper.ai. A grande maioria envelopa as APIs do DALL-E, OpenAI, Stable Difusion em soluções direcionadas para certos tipos de usuários. É possivel criar posts inteiros com o auxílio dessas ferramentas. Eu sinceramente fico impressionado com algumas imagens e textos que vejo sendo gerados por aí! Vejo este (não tão novo) campo sendo chamado agora de Generative AI.
Uma estratégia muito utilizada hoje para aparecer mais nas buscas do Google e consequentemente vender mais seu produto é o famoso "Marketing de Conteúdo". Se você tem um site que vende pipoca (é fictício, não comprem pipoca online), você faz um belo post sobre "Como fazer a pipoca perfeita" e atrai usuários que pesquisam por "pipoca" no Google. Desta forma, você aumenta as chances de um usuário comprar a pipoca pelo seu site.
Ter um gerador de conteúdo com AI então torna-se uma potente solução para você rapidamente gerar posts e posts sobre o seu produto, com um custo bem mais baixo que pagar escritoras ou escritores reais e fazendo com que você fique em destaque no Google, certo? Mas e se todos seus concorrentes também estiverem fazendo isso? E se todas as empresas começarem a fazer isso?
Não sei vocês, mas nos dias de hoje quando eu pesquiso algo no Google, encontro muita poluição nos resultados (posts sem muito conteúdo relevante, clickbaits, sites que simplesmente copiam outros sites). Se já está assim, como será um futuro em que a geração automática de conteúdo artifical estará muito presente?
Pessoalmente, vejo um futuro de uma internet muito "poluída" com conteúdos artificiais. Como navegar nesse mar artificial? Novas ferramentas aparecerão para distinguir a máquina do humano?