O meu ponto aqui é que frequentemente o diagnóstico do problema é feito da maneira errada. É muito confortável olhar um sistema ruim e dizer que o problema é a linguagem. Você terceiriza a culpa para os desenvolvedores da linguagem/framework e ainda ganha argumento para reescrever tudo na sua linguagem favorita.
Respondendo a "E os microsserviços? Vale ressaltar que depende..." dentro da publicação Você não precisa de uma linguagem de programação mais rápida...
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Sim eu entendo plenamente, principalmente programadores Júnior ou até mesmo Pleno. Como de fato não conhecem como as linguagens de programação funcionam a fundo (vivem aprendendo somente Frameworks), podem ter essa impressão de que: o problema do código deles estar lento, é a linguagem.
Mas nunca esquecer que a ordem de importância na optimização de código deve ser mais ou menos assim:
- Identificar parte do código que está lenta
- Refatorar código
2.1 Checar boas práticas
2.2 Buscar outras maneiras de fazer a mesma tarefa baseando-se em
2.2.1 Algorítimos especializados (não reinventar a roda)
2.2.2 Mineirar soluções parecidas no Stackoverflow ou até mesmo no ChatGPT3
2.2.3 Buscar em código aberto de outros projetos, soluções similares - Buscar bibliotecas que tenham o mesmo fim
- Se já usa uma biblioteca e está lento ou continua lento
4.1 Buscar outras bibliotecas que tenham menor footprint
4.2 Criar sua própria biblioteca de maneira Open-Source, se caso não houver nenhuma outra alternativa na comunidade
4.3 Ou até mesmo não usar bibliotecas. Ás vezes, nossa primeira escolha é não reinventar a roda, mas existem situações onde que, para extrair a maior performance possível, você deve "enxugar" os "middlewares e pesos desnecessários" das bibliotecas disponíveis, para chegar a melhor performance. - Trocar arquitetura
Grande parte dos problemas se resolvem com a arquitetura adequada para aquela função de código. - Microsserviços pagos
Alternativas em outros serividores tipo API HTTP - Criar seu próprio microsserviço em um ambiente especializado com menor footprint
- Trocar de linguagem de programação
- Usar linguagens de mais baixo nivel, como C e C++
- Criar sua própria linguagem de programação
- Escrever em Assembly
- Desistir do projeto kkkk
Brincadeiras à parte nos últimos tópicos, a questão é que a maioria dos problemas se resolvem até no passo 5!