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Vamos falar sobre CALMS em devops

Atualmente, estou me aprofundando na adoção da cultura DevOps nas empresas. Estou explorando o método CALMS, que serve como um guia para acompanhar e identificar a implementação da cultura DevOps em uma empresa, além de diagnosticar o estágio atual da organização.

Empresas que abraçam essa cultura desfrutam de benefícios como feedback constante entre equipes, aprendizado contínuo e automatização eficiente de tarefas, reduzindo custos e melhorando a qualidade do trabalho. A transformação para uma mentalidade DevOps não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre pessoas e processos, impulsionando a inovação e a colaboração em todos os níveis da organização

Agora vamos falar sobre cada letra do calms

C - Cultura
Se sua empresa ainda não pratica DevOps ativamente, o primeiro passo é realizar um diagnóstico cultural para identificar como evoluir corretamente. Um exemplo prático de cultura é a maneira como a empresa lida com problemas. Se a empresa busca culpados em vez de soluções em equipe, isso reflete diretamente na cultura organizacional.

A - Automação
Tudo que pode ser automatizado deve ser automatizado. É muito importante sempre estar de olho nos processos da equipe para verificar se há processos repetitivos que possam ser automatizados. Sendo um acompanhamento contínuo. Aqui também olhamos para entrega contínua é relativa a todo o fluxo de publicação da aplicação.

L - Lean
A ideia do Lean é realizar entregas rápidas e iterativas, evitando focar em entregas de baixo valor e alta complexidade. Devemos sempre aplicar o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável), concentrando-nos no núcleo da aplicação e implementando o restante de forma iterativa. O principal ponto é que, assim, você não precisará gastar muito tempo para verificar se uma funcionalidade faz sentido no seu produto, promovendo uma cultura experimental.

M - Mensuração
É fundamental mensurar sua aplicação tanto no nível comercial quanto no técnico. Isso nos ajuda a tomar decisões baseadas em métricas reais e a identificar possíveis erros antes que os clientes os encontrem.

S - Compartilhamento
O conhecimento não deve ficar retido em uma única pessoa, pois a ausência dessa pessoa pode causar sérios problemas. No final das contas, trata-se de compartilhar conhecimento para garantir a continuidade e o sucesso do projeto.

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