Executando verificação de segurança...
7
marlon
2 min de leitura ·

Calma dev! Um commit por vez

Olá a todos 👋! Espero que estejam bem.

Recentemente vi muitos posts sobre pedir ajuda na carreira, seja escolher uma linguagem de programação, desesperança no mercado de trabalho e dúvidas se deseja continuar na programação. Tenho 21 anos, sou acadêmico de Ciência da Computação, o contrato do meu estágio acabou então estou desempregado também e muitas vezes me sinto assim como relatado nos posts, ansioso, com medo, desanimado, assim por diante ☹️.

Porém, o começo de ano sempre me dá mais energia e motivação 🤩, assistindo alguns vídeos aqui, planejando algumas coisas lá, quando me deparo com o famoso “Um passo de cada vez”, magicamente minha cabeça muda para “Um commit por vez”, coisa boba mas que pode ter um significado bacana. Vamos ao contexto.

“Por que estou me cobrando tanto?”

Você assim como cada leitor do TabNews tem mesmo que ofuscada, uma visão do mercado e do que está acontecendo por aí, ano passado o ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários em uma escala nunca vista antes, há dois ou três iniciavam os testes com o GitHub Copilot. O iniciante/júnior se assusta facilmente 😱, a onde venho a chegar na velocidade do setor de tecnologia é absurdamente rápida e instável, por isso em todo lugar falam para os iniciantes como eu para focar na base, é mais estável, diminui a dificuldade para aprender as tecnologias, e assim volto ao “Um commit por vez”.

Calma pequeno gafanhoto

(Se você não conhece o Gustavo Guanabara, deveria) Um passo de cada vez, um commit por dia. Seja gentil consigo mesmo, se permita errar e não se cobre tanto por não conseguir, mas entenda suas dificuldades e busque a solução mais fácil. Isole todos os outros problemas, se seu objetivo hoje é conseguir um emprego, veja quais são as tecnologias mais pedidas, entenda o básico, faça um ou dois projetos para aplicar na prática e tente novamente, isso pode demorar dias, meses e até anos, e está tudo bem! 🫶

Algumas dicas

  • Se atente ao seu tempo de tela, ele diz muito sobre você, 2 horas por dia são 14 horas por semana que podem muito bem ser utilizadas em um curso ou projeto.
  • No fim das contas, somos todos macacos com ansiedade, cuide da sua sanidade mental, alimentação, exercícios e higiene, parece fácil mas acabamos negligenciando o bem que isso nos faz.
  • Feito é melhor que perfeito. Óbvio que qualidade importa, mas ter algo que possa ser aprimorado é ainda mais importante.

Estou bem longe de ser o melhor exemplo a se seguir, mas me preocupa o número de pessoas se sentindo desmotivadas. Se você tem alguma dica, conselho ou qualquer coisa que ajude os pequenos gafanhotos a seguirem em frente, não hesite de comentar!

Fiquem bem. 🙂

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito bom, há um bom tempo eu venho me cobrando por causa da minha situação atual de estar desempregado e todo mês ser aquele sufoco, mergulhei nos estudos de uma forma que eu nunca fiz antes, a ponto de eu me sentir mal quando saio para correr ou fazer um exercícios.

No meu caso isso veio a acontecer pelo simples fato de eu sempre ter deixado as coisas para a última hora e ir procrastinando, hoje tenho 22 e confesso que isso que estou vivendo e como se a vida estivesse me preparando, então eu entendo que vai haver momentos em que vamos nos cobrar demais, e ta tudo bem, afinal quem gosta de evoluir em algo sempre vai passar por isso.

Mas de fato, não podemos desprezar a nossa saúde física e mental, pois a vida só se vive uma vez e saber lidar com a área profissional, com o nosso corpo e familiares é muito sábio da nossa parte.