Boa noite, tudo bem?
Na minha visão e experiência com contratação de pessoas as análises são complementares e a seleção em sí não é feita diretamente (e somente) pelo Recrutador. Ele(a) é responsável por uma primeira peneira, tendo um alinhamento importante com o contratante sobre os requisitos (macro) necessários, e posteriormente realiza uma análise comportamental considerando o perfil x posição em questão. Muitas vezes ,inclusive, o próprio contratante já traz indicações de perfis, considerando a influência do mesmo em redes sociais e o relacionamento com pessoas de perfis semelhantes.
Como uma fase posterior de análise técnica o contratante efetivamente entra como papel decisor, muitas vezes envolvendo pares ou até mesmo superiores para multiplicar opiniões e alcançar uma decisão final.
Enfim, esse primeiro alinhamento junto ao contratante é muito importante para o recrutador ser realmente efetivo e trazer perfis aderentes frente ao "mar" de pessoas disponíveis no mercado, mas entendo que a responsabilidade não é única e exclusiva dessa pessoa.
Acho que é por aí! haha
o/