Projeto legado sem documentação. Socorro!
O maior desafio quando estamos com algum projeto novo, é saber lidar com essa novidade e a falta de informações que ele carrega, quando existe uma falta de documentação.
O maior impacto é quando você precisa rodar o projeto localmente e não sabe qual as versões das dependências, qual ferramentas utilizadas, regras de negócio, modelagem dos dados.
"quando nos deparamos com o desconhecido, sentimos medo!"
Essa frase resume muito a situação do desenvolvedor. A documentação além de uma boa prática, ele é extremamente importante. É a ajuda que todos precisamos para dá continuidade em algum projeto, seja ele legado ou não.
A situação chega a piorar, quando o projeto é legado, pois se trata de uma tecnologia relativamente antiga, usando recursos antigos, como frameworks, plataformas, etc. E adivinha, na maioria das vezes, esses recursos também não tem documentação disponível ou de fácil acesso. Elevando o nível de dificuldade.
Nesse momento, necessitamos nos organizar e planejar uma forma de abstrair as informações da equipe antiga, muitas das vezes, colaboradores que nem trabalham mais na empresa. Isso acaba gerando uma frustração por parte do desenvolvedor e claro, quando existe uma centralização de informações por parte da equipe, prejudica demais.
Nunca saberemos o dia de amanhã, conhecimento repassado faz bem, seja o Sênior que você estava precisando quando era Junior.