Mundo ideal X Mundo real
Bom, quando se estuda para o ENEM, existe uma estrategia para escrever redação chamada de "Mundo ideal X Mundo Real".
Essa estratégia consiste em iniciar sua introdução fazendo uma alusão a um mundo em ideal e em seguida voltar a tona os problemas do mundo real.
Após essa breve introdução, eu queria trazer este debate a mesa.
A carreira do mundo de T.I tem uma vantagem sobre as outras carreiras que você precisa fazer parte de um CREA, no caso de engenharias e OAB, no caso de advogados. Mas, para se tornar um desenvolvedor, uma pessoa não necessita ter um "carteirinha" desse tipo. Basta um PC com acesso a internet e conseguir provar seus conhecimentos para quem o esta contratando.
E como vocês sabem, essa abertura juntamente com o boom da pandemia fez com que surgissem os queridos (contém ironia) coach, vendedores de cursos e escolas de sucesso compartilhado.
Isso fez com que essas pessoas, sem caráter algum, iniciasse um processo de "gourmetização" da área. Ah, que maravilha você pode trabalhar de qualquer local do mundo, pode trabalhar enquanto viaja, trabalhar na piscina da sua casa. As possibilidades são infinitas...Quer aprender como você pode mudar sua realidade em 6 meses e conseguir isso? Se inscreva no meu curso, as vagas estão acabando!!! (Mais uma vez contém ironia).
Se bitcoin é considerado "ouro digital" vender curso de programação pode ser considerado "ouro dos ingênuos". As vezes ingênuos, as vezes pessoas que querem o caminho fácil e acham que qualquer um vai pagar 10k de salario a ele somente por fazer um curso de 12 horas de React.
Eu vejo muita gente falando, seja no LinkeDin ou em outras redes socias sobre o quão a área esta concorrida, difícil para se recolocar ou quanto os gurus estão saturando a área vendendo ilusões, mas eu acho que ninguém ou pouca gente pense sobre como resolver esse problema, além de ficar reclamando.
E eu sei que não há como controlar o bolso dos ingênuos ou dos que querem caminho fácil. Infelizmente o Brasil tem muitas pessoas que pensa assim, outra prova disso é o Tigrinho e outras porcarias que as pessoas jogam achando que vão ganhar dinheiro fácil.
Mas a matemática aqui é simples. Essas escolas de sucesso compartilhado, coachs e afins, são movidos por hype, FOMO e principalmente dinheiro. Eles vão aonde o hype e, consequentemente, o dinheiro esta.
Uma prova disso é que quando deu aquele burburinho todo sobre a iA Devin, eu vi influencers já lançando seu treinamento de "IA para Devs" ou de "Aprenda a não ser substituídos pela IA".
Aonde estou querendo chegar com isso é que temos que ter um olhar extremamente critico sobre quem assistimos, a quem merece nossa audiência. Se essas pessoas são movidas por audiência e elas não tem a audiência, com certeza irão procurar outro nicho para enganar as pessoas. É simples assim.
Mas muita gente não consegue fazer o simples, então é aqui que entra meu ponto de vista sobre regulamentação. Eu acredito que deveria haver sim um certo tipo de regulamentação para quem quer vender um curso relacionado a T.I.
No minimo deveria ser uma pessoa com anos de experiencia no mercado e ter alguma formação superior. E aqui entraria também algum órgão regulamentador, como por exemplo, o MEC e falasse assim "Você quer ensinar sobre programação? Ok, mas seu curso tem que ter um número X mínimos de horas e você tem que ter diploma na área".
E partindo de uma solução mais extremista, passar a exigir curso superior e alguma "carteirinha" como o CREA ou OAB para exercer a profissão de programador.
Mas como eu citei no começo do post, o que falei sobre regulamentação é o meu "mundo ideal", infelizmente muito diferente do real.
Mas e para você, como seria esse mundo ideal para acabar com a farra desses gurus e escolas de sucesso compartilhado?