Imediatismo, Ilusão e Realidade
Aprenda Python em 72 horas.
Esse foi uma chamada de um anúncio que vi esses dias.
Esse foi um dos muitos anúncios que vendedores de curso que aparece em minhas redes sociais.
E o que mais me chama atenção, fora a quantidade, é como cada um tem seu "conhecimento único ".
Onde só ele sabe como resolver o seu problema e te fazer virar um dev no menor tempo possível e te ensinar como te conectar as melhores oportunidades. (Contém ironia ).
Atualmente nossa sociedade vive em ritmo cada vez mais acelerado. É áudio em 2x, vídeo em 2x, optar por ads que termina em 2 anos e meio (não é uma crítica a ADS, somente um exemplo). É buscando qual curso ensina no tempo mais rápido possível.
E esses camaradas sabem disso. E usam isso para iludir mais pessoas e vender o máximo possível a forma milagrosa deles.
E se você pensar um pouquinho, não cai na ilusão. Vamos pegar o exemplo de aprender Python em 72 horas.
Ele não usa nem dias, pois dias pode remeter a muito tempo, usa horas. Sacou a jogada?
72 horas da 3 dias. Se em 3 dias cada aula durar 2 horas, vai totalizar 6 horas de aula no total. Isso sem contar toda a história que ele vai usar para vender a forma milagrosa.
Nesse tempo aí tu aprende no máximo o básico do Python e olhe lá.
Se antes de pagar, o foco foi ensinar o mais rápido possível deixando várias lacunas, imagina depois de pago. É preocupação zero com o ensino de qualidade.
Então, não caia nessa. Eu acredito que tudo que você precisa para aprender a programar tem de graça na internet, mas caso você queira abrir a carteira, sempre verifique o currículo do instrutor, a sua contribuição para a comunidade e não seu anúncio, principalmente se no anúncio diz que ser programador é fácil e que você vai conseguir em 6 meses uma vaga.
Ou que você vai aprender uma tecnologia em um curto espaço de tempo.
Não caia nesse conto do vigário, não existe dinheiro fácil, exceto se você for herdeiro.
Se você não for herdeiro, sente na cadeira e estude, faça uma graduação (se possível) e não ache que vai ser fácil como querem te vender.
E nem tente pegar atalhos, uma carreira não se constrói cortando caminhos. Certas dificuldades são necessárias para formar um grande profissional no futuro.