Executando verificação de segurança...
4

Preciso de um conselho seu, dev experiente

Tenho 18 anos, estou cursando meu primeiro ano numa faculdade de tecnologia. Eu comecei a estudar programação no fim do ano retrasado, e basicamente o que eu aprendi desde então:

  • Front End (HTML, CSS, BootStrap e JavaScript, porém não me aprofundei em frameworks do JS)
  • Python (Programo nele já faz um bom tempo, já fiz diversos programas e algoritmos, desenvolvimento web com Django e atualmente estou estudando bastante análise de dados com Pandas e visualização de gráficos com Plotly)
  • SQL (O básico)

Eu já me sinto seguro pra realizar projetos dentro desse escopo de conhecimentos, mas eu estou muito em dúvida em relação à trampo, já vale a pena eu entrar de cabeça no mercado de trabalho, ou eu tenho que aprender alguns outros assuntos essenciais? Se eu tiver que aprender mais, o que você me recomenda? Se você tivesse na minha situação, o que você faria?

Eu nunca tive nenhuma experiência de trabalho remunerado, então eu realmente preciso de um conselho sincero e honesto de você que tem bastante experiência na área pra me ajudar, porque eu tenho muita ambição de ser um ótimo profissional um dia, e pra mim seria horrível começar com o pé esquerdo.

Desde já, agradeço.

Carregando publicação patrocinada...
2

Sim realize projetos funcionais e continue estudando, provavelmente na faculdade você vai aprender mais coisas como redes, estrutura de dados, banco de dados e etc, isso vai te ajudar muito.
Porém, se você consegue fazer um sistema simples sozinho por exemplo, já conseguiria trabalhar, isso poderia te ajudar a acelerar o seu desenvolvimento como profissional.

2

Sim! Com certeza vale a pena tentar conseguir algo na área, como estagio ou alguma vaga como Junior
Aproveite a faculdade para explorar as diversas áreas da computação e aprender bem as bases de cada uma delas

Se decidir tentar conseguir um emprego, aí já tá aconselho a:

  1. Definir sua área de atuação. É essa área que vc vai dar mais atenção e se envolver mais (por exemplo, no seu texto vc falou de 2 grandes áreas: web e análise de dados. Na minha visão de hj, ou você se dedica pra uma ou para outra. Escolha 1 linguageme se aprofunde nela.
  2. Na sua área escolhida, comece a desenvolver projetos básicos e vá aumentando a dificuldade. Pegando a área de desenvolvimento web como exemplo e focando em Backend (minha área), vc pode começar a desenvolver CRUDs simples (envolveria aqui modelagem de dados, SQL, comunicação com BD, construção de APIs, testes, segurança, documentação da API, etc). Isso aqui é diferente de um projeto de curso ou da faculdade. Tem a limitação de você definir os requisitos, mas vc vai construir sozinho, errando e pesquisando muito. Pode usar qualquer ideia de produtos que já existem: locadora de carro, mercado livre, Netflix, etc
  3. Pegue alguma descrição de vaga do seu interesse e veja o que já domina e o que ainda não. Isso te dá um norte de como seu projeto (e estudos) podem ser melhorados. Exemplo: muitas empresas usam algo de cloud como AWS. Em algum momento, você pode incluir isso nos seus estudos
  4. Não pare de estudar. Muita gente fica estagnado pq não procura como melhorar profissionalmente
  5. Como você ainda está bem no início da faculdade, vou deixar uma frase do Prof Pier: "aluno assiste aula, estudante estuda". Procure mais sobre ele no YouTube e aprenda a estudar de verdade. Sempre vai valer a pena se dedicar e continuar estudando e aprendendo (seja lá o que for)
1

Muito obrigado pelas dicas e pelos conselhos! Ainda estou em dúvida se sigo o caminho web ou da análise de dados, gosto muito de ambos kkkkk

1

já vale a pena eu entrar de cabeça no mercado de trabalho

Sim! Entrei no meu primeiro emprego com 6 meses de faculdade, não sabia nem programar ainda.

Rapidamente estudei as tecnologias da empresa e me desenvolvi mais que qualquer colega da faculdade.

Quando cheguei no último semestre tava concorrendo com pessoas que tinham mestrado, MBA, pós e eu acabava recebendo a proposta antes. A experiência de mercado cabou contando mais que cursos e especilizações.

Quanto antes você entrar num estágio / emprego inicante antes você irá concorrer para melhores vagas

2

Muito obrigado amigo!
Em qual área você começou? Como era no início, pelo menos na empresa que você trabalhava? Se não puder responder tá tranquilo, só gostaria de saber como é

1

Em qual área você começou?

Desenvolvimento Web, mas faz MUITO tempo (2015)

Como era no início, pelo menos na empresa que você trabalhava?

Difícil hahaha, os desafios eram gigantes, ficava constantemente perdido mas tive a sorte de ter uma equipe experiente e com muita paciência para ensinar.

Recomendo procurar uma equipe com uma boa cultura para devs iniciantes

1

Falo das palavras do Pilati as minhas.
Não espere ficar pronto, isso nunca estaremos.

Entra de cabeça em novos desafios, você vai aprender muito no processo!

0
1

Olá, Marcos, tudo bem?
Me manda DM no Linkedin: https://br.linkedin.com/in/danilof-fernandes
Acredito que posso contribuir de alguma forma com suas dúvidas.

1 - já vale a pena eu entrar de cabeça no mercado de trabalho, ou eu tenho que aprender alguns outros assuntos essenciais?
R# Pare de querer saber tudo, não procure perfeição, entre no mercado ONTEM, mesmo que seja um estágio não remunerado, você precisa aprender a lidar com pessoas e a vida real, na teoria a pratica é outra.
Questões técnicas serão aprendidas, softskills precisam ser vividas.