Base de programação x "Super abstração"
A algum tempo tenho pensado e refletido em como temos evoluido na programação. Tem-se cada vez mais criado-se frameworks que abstraem muita coisa e fazem muita coisa por baixo dos panos. Isso, no geral, não é ruim. Mas creio que é uma perda quando o desenvolvedor avança demais nessa "super abstração" e não volta para pegar um pouco de conceito, sacam?
Exemplo: Desenvolve um web app em vue, em localhost roda sempre na porta 8000. E sabe que para colocar isso na net, tem que colocar no S3 e dizer la no bucket que é hospedagem de site.... mas e o por trás disso? Tem como disponibilizar esse mesmo webapp num servidor web com Nginx ou Apache (que que é isso!!??)
Por que quando eu coloco no S3 eu não preciso mais colocar "enderecodobucket:8000".
O que é esse 8000 no final?
e não em entendam mal... eu acho que essa evolução que houve, essa facilitação do desenvolvimento é muito boa. (não ter mais que subir um xampp é uma maravilha!). Mas eu acho que a falta de base, ao médio-longo prazo pode ser prejudicial. Para iniciantes, eu realmente acho que "tanto-faz". Não precisa, as vezes é muita teoria e vai encher o saco do cara.
Mas ao longo da vida, se o cara não souber de algumas bases, talvez ele se depare com alguns problemas que ele não saiba solucionar... Como por exemplo, uma VM bloqueando conexões na porta 443 e o cara não entendendo por que o site dele não esta acessível.
Enfim, queria saber da opinião da comunidade ai:
- Base é importante?
- o quanto de base é importante?
- quando essa base se torna importante?