Executando verificação de segurança...
2

Essa dificuldade em entender se seu nível é JR, PL ou SR é também a dificuldade que um entrevistador tem. Eu já entrevistei, contratei e treinei muita gente ao longo da minha carreira e também tinha esse problema.

Quando montei uma fábrica de software, procurei criar algum critério de avaliação para tentar eliminar um pouco da subjetividade. O que a gente fazia era apresentar ao candidato uma planilha simples, com uma lista de tecnologias/ferramentas e pedia pra ele se auto-avaliar classificando seu nível de conhecimento em cada item seguindo esses critérios:

  • Excelente/Sênior: Grande experiência prática (ainda que acadêmica). Domínio da maioria das funcionalidades/recursos oferecidos pela ferramenta/linguagem/framework. Eventualmente precisa consultar referências para recursos usados com pouca freqüência. Capacidade para executar análise e design, sabe decidir entre várias opções qual o melhor caminho a seguir de acordo com os requisitos de projeto.

  • Bom/Pleno: Boa experiência prática (ainda que acadêmica). Consegue fazer uso das principais funcionalidades/recursos, mas algumas vezes precisa consultar referências ou exemplos de código. Não se sente confortável para tomar decisões de análise e design, para essas situações precisa de apoio de outro profissional.

  • Razoável/Júnior: Pouca experiência prática (às vezes apenas teórica). Conhece apenas poucos recursos da ferramenta/linguagem/framework. Consegue criar novos programas somente baseando-se em exemplos de código já prontos. Capaz de fazer manutenções em código já existente desde que não envolva grandes alterações de funcionalidade ou design.

  • Desconheço: Nenhum conhecimento.

Em geral funcionava bem, porque todo mundo tem seus pontos fortes e fracos, e classificando por itens a gente conseguia ter uma boa visão geral do candidato. Além disso, já ficava definido um mapa dos pontos que ele precisaria melhorar caso fosse contratado.

Tente montar uma lista desses itens para a stack tecnológica na qual você está atuando e faça sua auto-avaliação. Acho que é um bom ponto de partida para você se auto conhecer.

Carregando publicação patrocinada...