Executando verificação de segurança...
2

Minha opinião geral sobre desenvolvimento de software.

Programação não é fácil!

Ser programador (ou engenheiro de software) hoje em dia é ser considerado “de sorte” por conta de depoimentos de pessoas que não têm contato com essa profissão ou querem vender algum conteúdo relacionado (cursos, palestras, etc.). Dizem que é a melhor profissão do mundo e principalmente é a mais fácil. Discordo!

Programação é uma área de tecnologia, uma profissão como qualquer outra: você pode ser iniciante e avançar para se tornar um excelente programador. Um dos argumentos dos “aproveitadores” é sempre os altos salários mesmo sendo iniciante. Algo que, obviamente, é mentira. Outro argumento também é “faça meu curso e ganhe X salário” ou “vá na minha palestra e comece a trabalhar na empresa Y”. Estas são tentativas de comercializar o produto para você mentindo.

Mas, lembrando, eu não estou generalizando. Existem vários produtos de conhecimento por aí que são de altíssima qualidade e vão te render muito.

A profissão de programador é uma profissão de prática, como desenhar e esculpir, por exemplo. Todas essas são profissões que precisam de prática para serem bem praticadas. Por exemplo: Qualquer um pode pegar um lápis, rabiscar no papel e chamar de arte. Mas, para aquele rabisco virar arte é preciso muito treino e determinação; erros e acertos. Isso também vale para programação: qualquer um pode fazer um aplicativo/site e chamá-lo de Código do Século, mas para você se tornar um programador que resolve problemas usando a tecnologia/linguagem corretamente é preciso muito treino, erros e acertos.

Este texto visa esclarecer muitas informações que, na minha opinião, são distorcidas. Estou aberto para comentários e que possamos discutir esse assunto. Espero que tenham gostado desse textinho! Até breve.

Carregando publicação patrocinada...