Executando verificação de segurança...
1

Como o PEP8 pode te ajudar a ser um melhor programador


Introdução

Você, programador Python, já deve ter visto por aí um negócio de "PEP8". Se você nunca viu, vai conhecer agora uma das melhores coisas que os desenvolvedores do Python criaram e inspiraram outros devs de linguagens a criarem também.

O que é PEP8

Vamos começar dividindo a palavra "PEP8" em dois: "PEP" e "8".

  • PEP é a sigla Python Enhancement Proposals (Propostas de aprimoramento do Python) que foi criada para documentar algumas melhorias ou padrões sendo estabelecidos na linguagem Python.

  • O número 8 significa que é a oitava edição do PEP.

O PEP8 foi criado em 5 de Julho de 2001 por Guido van Rossum (o criador do Python) juntamente com Barry Warsaw e Nick Coghlan para estabelecer um padrão de estilo e bons costumes de uma vez por todas no Python.

Depois de alguns anos, um cara chamado Tim Peters também criou uma versão mais simplificada chamada "The Zen of Python" (O zen do Python) que também estabelece padrões de código limpo em Python. O zen do Python é o PEP20.

Como o PEP8 pode me ajudar?

Antes de começar-mos. Tenho de avisar vocês que esse padrão não é obrigatório para ninguém. Inclusive, no início do documento do PEP8, está escrito algumas razões para não utiizar esses padrões (traduzido):

  • Ao aplicar a diretriz tornaria o código menos legível, mesmo para quem está acostumado a ler código que segue este PEP.
  • Para ser consistente com o código circundante que também o quebra (talvez por razões históricas) - embora esta também seja uma oportunidade de limpar a bagunça de outra pessoa (no verdadeiro estilo XP).
  • Porque o código em questão é anterior à introdução da diretriz e não há outro motivo para modificar esse código.
  • Quando o código precisa permanecer compatível com versões mais antigas do Python que não suportam o recurso recomendado pelo guia de estilo.

Agora sim podemos ver os principais pontos do PEP8.

Eu vou mostrar dois pontos principais que eu achei os mais importantes. Mesmo assim, eu recomendo muito que pelo menos dê uma olhadinha no documento oficial para ter uma noção mais profunda da coisa: https://peps.python.org/pep-0008/

Nomeação

Ao nomear qualquer coisa em Python, é recomendado utilizar os seguintes padrões:

Classes que não são built-in (as que você cria) devem sequir o padrão CamelCase ou CapitalizedWords (ex. MinhaClasse, CarroDeFormula1, etc.)

Nomes de funções ou variáveis devem seguir o padrão lower_case_with_underscores, lowercase, ou b (letra minúscula) (ex. minha_funcao, fibonacci, f, etc.)

Mas por que devo utilizar e como vai me ajudar?

A resposta para isso é muito clara: Organização. Dentro do próprio documento do PEP8 há um pequeno parágrafo dizendo que dentro da biblioteca padrão do Python há muita inconsistência nos nomes das coisas e estão tentando resolver isso até hoje!

Portanto, nomeie suas coisas corretamente.

Readability counts (Legibilidade conta)

Código em uma linguagem de programação de alto nível (como o Python) não é feita só para que um computador leia, também é feito para que um humano possa ler. Então faça isso valer! Um código ilegível pode causar problemas até para você mesmo. O PEP8 é bastante rigoroso em questão de legibilidade.


Bom. Obrigado por lerem o meu post. Caso queiram adicionar algo que esqueci, os comentários são bem-vindos!

Carregando publicação patrocinada...