Executando verificação de segurança...
7

Me deu uma vontade enorme de positivar só pelo começo (antes até de começar o assunto), já vi que vem coisa boa. Mas só vou fazer quando terminar. Eu vou escrevendo conforme vou lendo.

E claro que entrando no texto propriamente dito o dedo começou coçar mais, mas eu sei que tem gente que decepciona mesmo começando bem :)

Eu tenho a impressão que não é nem caso das pessoas saberem o como. Não é exatamente uma discordância, mas boa parte nem isso tem acontecido, sabem programar, geram um código que traz algum resultado, mas não têm ideia do que está fazendo, nem se está certo, só que deu o resultado. Depois você tem o grupo dos que sabem como, mas não o porquê.

O texto é ponderado até onde vi e entende o problema.

As pessoas não estão sabendo escolher que pacotes instalar ou que códigos prontos usar para ser o adequado. O que muitas vezes ainda atenderá a demanda, mesmo que seja uma porcaria em pelo menos algum vetor que possamos analisar.

A matemática ensina a pensar. Já poderia parar aí, mas ela realmente ensina de formas específicas. Eu não sei se a escola está ensinando matemática, desde cedo. Eu não culpo totalmente os alunos.

Consegue imaginar quando (ontem) as pessoas deixarem de serem reféns do SO e passarem ser da IA, como será? Só piora.

Ouvindo influencers estão se desviando de coisas muito mais básicas do que foi citado. Tem gente que não sabe fazer porcentagem, ou não consegue raciocinar o algoritmo, sem falar que não entende os mecanismos básicos da linguagem de programação, só faz o ^C^V. Eu dei aula e tinha alunos que não conseguiram fazer um exercício na prova que em vez de só incrementar 1 tinha que incrementar 2. Eles não entendem a relação dos números. Mas não importam tá cheio de gente nas redes sociais falando que programação é fácil e tem vaga sobrando (o que é verdade, mas esquecem de falar o que precisa dominar para pegar essas vagas).

Não lembro quantas vezes alguém postava um código com SQL Injection no SO, você responde arrumando isso, explica, logo depois ele pergunta algo novo do mesmo código e não corrigiu a vulnerabilidade. Ou quando alguém respondia sem consertar, sem fazer alerta e brigava porque a pergunta não falava isso, o que fere a filosofia do site de ser um repositório de bons códigos e práticas, não para apenas consertar o erro do cara. Então é pior, tem que pôr a teimosia como boa parte do problema.

Eu não fico só na superficialidade de quase todos os cursos vendidos por aí, ou mesmo os gratuitos. Nem vou falar de quanto as pessoas compram esses cursos e nem fazem. Tem dados mostrando que o índice de abandono dos cursos é algo quase inacreditável, e a maioria são cursos muito curtos. Então o curso nem precisa ser bom, tem que ser só bem vendido, porque quase ninguém o fará de verdade. Alguns vão falar que é bom sem nem ter feito. O próprio CS50 que muita gente fala que assim você será bom programador, e de fato é um avanço perto de algumas coisas por aí, não é tudo isso, e sozinho não faz ninguém ser bom programador. A pessoa precisa mudar todo seu pensamento e forma de estudar.

Eu nem estou querendo falar de matemática avançada. Vamos arrumar o arroz com feijão primeiro, porque ele tá cru, não dá para fazer Beef Wellington. Não estou pensando nos cientistas, os engenheiros que farão a diferença, esses eu acho que só acontecerão se nasceu privilegiado de alguma forma. E tem gente de várias áreas que sustentam isso, não é da minha cabeça. Eu quero só ser bons programadores dos softwares simples que afetam a minha vida.

Parabéns pelo primoroso texto. Espero que esta página seja a virada de chave em algumas (ou muitas) pessoas.

Vou pedir pro kht por um link para um texto dele sobre matemática.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...