Eu cometo erros o tempo todo, bobos e graves. O tempo vai fazendo errar menos, mas se não errar estamos fazendo algo errado. Não erra que só repete o que sempre fez. Quem se arrisca, faz coisas novas, faz o'que ninguém fez antes, vai errar. Ninguém é gênio no sentido de acertar sempre. Na verdade os gênios são os que mais erram, só assim conseguem ser gênios, porque eles colhem os frutos de muitas tentativas e erros.
Não há um código meu que eu ache ruim pouco depois de eu ter feito. Claro que boa parte das vezes são detalhes bobos que eu não gosto. E o melhor ou pelo menos não faço igual na próxima vez.
O segredo é justamente se responsabilizar pelos seus erros. Jamais ache que o que acontece de ruim com você é culpa de alguém. Mesmo que alguém tenha feito algo, só você pode lidar e resolver isso. Quando você admite o erro entra no caminho da solução e pode chegar nela se fizer outras coisas adequadamente. Se achar que não errou não vai corrigir. Por isso eu falo muito que se você treina o erro é ele que fará para sempre.
E sei disso não porque alguém me contou, é porque eu fiz muito isso, e qualquer bobeada ainda faço. Se você perder um pouco o comprometimento com a melhoria contínua ela falhará. E não é fácil, tenha certeza disso. Por isso é importante estar bastante consciente, e textos como esse ajudam a todos.
Quero reforçar que saber que erramos não é suficiente. A solução não é automática só porque admitimos.
Tem erros que não ensinam muito que são os provocados pela circunstância. Todo mundo acorda em um dia ruim e comete erros que não são normais para ela, são deslizes de operação, não da estrutura do que a pessoa é capaz. Esses não costumam ser evitáveis e raramente servem de aprendizado. Existe uma diferença entre você esquecer um ;
e decidir não usar porque tem preguiça de digitar e a linguagem aceita isso sob certas circunstâncias. O primeiro é uma falha pontual, o segundo é teimosia ou desconhecimento das consequências, mas é erro estrutural que você precisa admitir e passar a não fazer mais.
Então esse erro relatado na postagem original pode servir de aprendizado para ter mais atenção, mas ele não vai ensinar que você precisa colocar o S
. Isso é erro de digitação ou descuido que todos estão sujeitos. O aprendizado aí é não perder muito tempo, é olhar para o que importa.
Outro aprendizado é olhar com atenção e conhecer oque quer dizer o erro apresentado pelo compilador. Muitas vezes ele está sendo entregue, mas falta a pessoa entendê-lo bem para achar a solução mais facilmente. Tem erro que você acha fácil depois de experiência. Ou de pesquisa, conforme relatado.
Uma das cosias que mais me incomoda é quando a pessoa posta: "o compilador está bugado"
Eu não concordo com a frase citada porque existem problemas insolúveis. E alguns pode ser que precise de algo inusitado e você não achará se pesquisar, por isso é importante saber conseguir soluções e não só achar o que existe, ainda que usar o'que já existe costume poupar trabalho, quando isso é possível. Mas a frase serve de incentivo porque em geral a solução existe e pode ter o relato de alguém mesmo.
Esse tipo de erro ocorre tantas vezes por dia que nem faria sentido eu relatar. Em alguns casos dá bem menos trabalho pedir para alguém ver para você. Mas talvez seja o erro que mais acontece.
Esse tipo não ajuda tanto porque é tudo ou nada. Os erros mais difíceis são os que funcionam mas não está certo. Porque não tem nada reclamando e deixa até dar o resultado. Só que o resultado não é bom. E a pessoa pode não saber disso. E não está impedindo o progresso do trabalho. Então a pessoa não pode corrigir porque ela "nega" o erro. Nega passivamente, nega porque nem sabe que é um erro. Aí é questão de atitude de estar comprometido com a melhoria ou só com o funcionamento.
Os erros pontuais eu esqueço e vou fazer de novo, porque não é por falta de aprendizado. Eu vou resolver mais facilmente se eu aprender como lidar com eles. E os 3 itens postados acima realmente ajudam muito.
Eu dei uma resposta que ilustra o que precisa ser feito para usar o erro a seu favor: https://www.tabnews.com.br/maniero/8bb6d329-44e1-4674-9e15-72c48964de70
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).