Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

Em nenhum momento vi você falando porque não se vê fazendo um curso de TI ou outro. Você precisa ter isso com toda clareza. Tem? Mas é toda mesmo.

Em uma área que exige qualificação pode ser uma boa. Se for fazer um bom curso. Se você tem essa preparação toda saberá escolher um bom.

Não tem problema se resolver não fazer. Alguns dos melhores programadores que eu conheço não fizeram faculdade, pelo menos não na área. Mas alguns dos melhores que eu conheço também fizeram e se deram por causa disso. Outros fizeram e não foram bem, e tem muitos que não fizeram e quebraram a cara. Se você tiver certeza que irá bem sem a faculdade, tudo bem. Mas pode ser que só se arrependa quando estiver bem mais velho, o que ainda dará para corrigir, mas não é tão fácil.

De qualquer forma eu desejo que você se dê bem, como achar melhor. Estou escrevendo para ajudar a pensar em tudo, não deixar nada de fora, porque quem ainda não é experiente pode ter dificuldade de fazer uma boa escolha. Eu fiz várias erradas quando era mais novo, e pago por isso até hoje. Eu não tive muito quem me ajudasse no começo, só depois dos 20 anos que encontrei alguém para me pôr no rumo certo, e o processo tem sido longo, e até hoje ainda apanho.

Como diria o outro, cada um é cada um, você tem que se achar, e se está muito difícil então ajuda profissional pode ser a solução, porque de fato família pode ser um entrave, nem sempre eles te entendem, mesmo querendo o melhor para você, e não entendem como é o mercado. E pessoas aleatórias na internet sabem nada de você, ou de como tomar decisão certa. Pode ser até pior confiar em uma delas, inclusive eu, claro.

Eu não acho que 99% da população faça isso. Uma parte considerável passa fome todos os dias. Talvez a maioria não tenha um trabalho digno constante.

Eu temo um pouco esse discurso, porque eles só levam a um bom caminho em poucas situações. Pode ser você, mas em geral você não vê histórias de pessoas conseguindo tudo isso que um dia foi postado na internet que estava perdido. E existem aqueles que até conseguiram algo, mas foi desonesto. E fico pensando que um discurso assim indica que ajuda profissional não será cogitada.

Você pode ser uma exceção, sempre existe, mas esse discurso eu vi várias vezes, e foi de quem patinou muito, porque justamente quem mais precisa do estudo mais o despreza.

Não existe programação no vácuo, o maior motivo das pessoas não se darem com isso é porque houve falha na escola.

Claro, a escola pode estar falhando tanto que desmotiva e não ensina. Isso acontece menos em cursos superiores. Mas se a escola básica foi muito ruim não consegue aproveitar.

O que as pessoas não veem muito são os empreendedores fracassados contando suas histórias. E são a maioria. Tenha isso em mente.

Quer empreender, faça, mas saiba que não é fórmula mágica, que tem resultado garantido, e que trabalhará pouco. É o contrário. A maioria falha até por não ter estrutura para aguentar a pressão. Alguns falham porque não estavam bem preparados. Mas pode dar certo. E novamente, eu quero que se dê bem. Só não quero ser o responsável por incentivar você a quebrar a cara.

Eu empreendi, não me dei tão bem quanto eu queria, provavelmente eu teria me dado melhor em uma carreira. Eu não me arrependo porque tiveram vantagens, mas não sei se faria igual de novo. Agora estou perto de aproveitar a vida. Tudo o que eu fiz me colocou nessa posição.

Mesmo para empreender a maioria das pessoas fizeram faculdade ou arrumaram um negócio muito mambembe. Mais de 90% quebraram. Alguns tentaram de novo, outros não mais.

Você tem condições de assumir o risco de empreender?

Sabe que vender suas horas de trabalho sem contrato fixo é empreender, mas também é trabalhar igual ao funcionário mas sem garantia? Não é qualquer coisa que empreender é diferente de trabalho. Em muitos casos é pior, é não aproveitar a vida.

Já pensou toda a dificuldade que é empreender? Não fica só olhando a parte boa. Não ache que a grama do vizinho é mais verde.

Entende que todo mundo com 17 é ingênuo?

O empreendedor vai lá e faz. Depois de se preparar e planejar. Ou conta com a sorte. Eu li muito livro de empreendedorismo que falava que sorte não existe, que você faz sua sorte. Isso não é uma total mentira. Mas está longe de ser verdade. Boa parte dos negócios bem sucedidos contaram com muita sorte.

E para fazer bifes tem que matar o boi, nem todo mundo quer fazer isso. Em alguns casos matar o boi pode ser bem ruim. É como vender a alma ao diabo.

Sem ajuda mais especializada só tem um jeito de descobrir se é bom para você, tem que fazer. Só não me culpe por ter "mandado" fazer, se der errado. E esteja preparado para o fracasso, pode ser uma dor enorme.

Eu conheço pessoas que não acharam seu propósito a vida toda, porque isso nem sempre é fácil. É fácil no Instagram, no Youtube. Lá não é a terra de quem fracassa. Mesmo se a pessoa postar algo não será popular.

Também não pode ir contra sua natureza. Mas tem que conseguir o que quer, de preferência honestamente, ou se conformar com uma vida miserável porque tudo que for fazer não te agrada.

Talvez aproveite isso, talvez seja tudo bull shit.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Maniero, leio seus posts e acompanho as suas outras redes a algum tempo e queria saber se o senhor oferece mentoria.

1

Obrigado.

Senhor é sua vó :P :D :D :D

Não ofereço mentoria, não tenho muita paciência e não tenho tudo organziado e não ofereceria algo que eu não tenho certeza da qualidade. Eu ajudo todo mundo do jeito que eu posso, e logo ficarei mais ativo nas redes para isso.

1

Kkkkkkkkkkk obrigado por responder! Cara, eu acho seu conteúdo excepcional, se algum dia você repensar essa decisão e decidir dar mentoria eu vou tentar participar.