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Obrigado pela postagem, acho que ajudará outras pessoas.

O resumo disso é que precisa realmente ser júnior para pensar em ser pleno. Eu sempre falo que ninguém sabe bem o que são essas classificações, mas o que está descrito aí em cima parece ser bem o que um júnior precisa ter, para pensar em outra coisa.

Outro ponto é que você vai se tornando pleno, uma hora tem um marco, e não quer dizer que o marco está certo, podem ter passado você oficialmente só por uma questão salarial, o título pouco importa, a jornada é que interessa. Em resumo, evolua sempre, esqueça nomes que não significam nada. O salário é consequência.

O que define o pleno efetivamente não é o que você sabe, mas o quanto sabe aplicar de forma adequada. Pleno não é o mesmo que conhecimento intermediário ou avançado, é capacidade de execução com mais qualidade e produtividade, com mais capacidade de autogerenciamento.

Toda vez que a pessoa se preocupa em aprender ferramentas ela está ficando raiz no júnior. Aprender ferramentas é consequência.

De fato, de acordo com o comentário do mesmo autor, saber lidar com problemas mais complexos é importante para diferenciar o júnior do pleno. E saber fazer isso sem se valer de modinhas, de usar o que precisa, não o que está todo mundo falando e querer fazer parte da bolha famosinha.

Eu não negativei o comentário, até porque não estou negativando nada, mas estudar padrões de projeto não faz alguém ser pleno. Muitas vezes faz ele ter dificuldade de avançar, porque é extremamente comum aprender como uma receita de bolo, em geral a pessoa nem aprende de fato com o que é um design pattern. E o fato de ter mais informação errada que certa na internet, de ter um livro famoso que criou o mito, ela acha que o certo é que circula por aí. A internet todos os dias aumenta a quantidade de fake news disponíveis. O pleno tem mais cuidado com isso. Existem os que postam por má fé (elas ganham alguma coisa com isso), mas cada vez mais as pessoas postam só por ingenuidade, repetem o erro, talvez porque ela vê em todo lugar o errado.

Fluência em inglês também não define nada disso, isso é específico de alguma vaga. Saber um pouco de inglês ajuda a pessoa a se denvolvwer melhor, dá acesso a material de melhor qualidade, mas diretamente não tem efeito na classificação de maturidade profissional dela e pode conseguir sem o inglês, embora mais difícil.

Eu já falei antes sobre o assunto, destaco essa.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

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Excelente comentário. Eu concordo com o que você diz, e realmente acho que não exista nada concreto que distingua exatamente o que é ser júnior, pleno ou sênior, exceto talvez tempo de experiência, maturidade ou até mesmo participação em grandes projetos. Não sei bem ainda.

A proposta do post é justamente essa, fazer as pessoas se questionarem e pensarem em quais são os próximos passos a serem dados para continuar evoluindo, uma vez que já tem certo domínio nos conteúdos básicos e fundamentais, tanto no aspecto técnico quanto no comportamental.