Legal. Eu vou fazer como faço sempre, vou lendo e respondendo, não vou ler tudo primeiro.
Se a pessoa é júnior está procurando outra linguagem para escolher, certo? Não existe júnior que ainda vai aprender algo, a não ser em uma página da carteira profissional de alguns. O júnior não vai pesquisar no Google o tempo todo, só em algumas coisas. Quem pesquisa o tempo todo é trainee ou aprendiz (talvez como estagiário). Por não se atentarem a isso tem sumido vagas de júnior, porque não querem aprendizes e recebem currículos assim.
Concordo que o ideal é aprender uma primeira linguagem que não será usada para conseguir vagas. Algumas pessoas são obrigadas a isso, lamento por elas. Essa é a linguagem de aprendiz. E poderá ter uma segunda ainda nesse estágio. Depois o júnior só escolherá outra quando for necessário, isso se ele puder fazer essa escolha, seja por ter ou não capacidade ou porque tem alguém mais experiente que faz a escolha por ele.
A escolha poderá ser a que dá melhores condições no longo prazo ou a que dará melhores condições no curto prazo.
Em alguns casos a linguagem da faculdade pode ser didática. Mas hoje vejo muito ser marketing. Dar o que o mercado quer, o que o aluno não vai se sentir frustrado e abandonar o curso, fazer ele gastar sua grana ali ou cumprir metas do MEC, mesmo que no fim saia para o mercado de forma ruim.
O maior critério disparado de adoção é o que a pessoa sabe ou gosta mais. E as pessoas vão tentar tornar objetivo seus argumentos subjetivos.
Não vou falar uma por uma, mas não concordo com vários pontos de algumas linguagens, algumas eu diria até que há erro, geralmente por ignorar algumas das coisas que ela é muito usada, ou quando é usada mesmo sem ser o certo. Algumas coisas descritas são até controversas.
Em C# está quase completamente errado, talvez até por viés. Nem quis olhar profundamente os resto. Até quando vai falar bem, e parecer que é só um ponto, eu não sei se é verdade, é algo que as pessoas repetem sem mostrar nada que comprove.
A dificuldade aí não sabemos se é de aprender, usar ou outra coisa. E seria bom deixar claro que é altamente subjetivo.
Quando se coloca algumas informações simplistas, até simplórias, pode até criar mais dificuldade para a pessoa ter como ajuda para a escolha. Para quem ainda é ingênuo na área pode acreditar que é simples assim.
Só para dar um exemplo é sobre falar de Rust ser de alto desempenho, tem outras assim ou melhor que não foram classificadas da mesma forma. E sobre desenvolvimento seguro, tem algumas mais fáceis de fazer algo seguro, mas não foram classificadas assim. Parece que por não ter o que falar foi isso que foi colocado, parece que está só repetindo o que as pessoas repetem sem entender o que isso quer dizer. Dá uma ideia muito errada sobre o que é cada coisa. As outras podem estar tão ou mais enviesadas. A simplificação leva a decidir errado.
Nem vou falar que há uma ou outra conceituação errada, até porque mais de 90% das pessoas cometem esse erro, mas quase todo mundo repetir não fará o conceito mudar. Até porque será secundário em relação ao objetivo, só falo que pode perpetuar um erro.
Digo isso para algum leigo ler isso e achar que serve como o último parâmetro que a pessoa precisa ter.
E acabei de dar uma resposta sobre escolher uma linguagem porque paga as contas: https://www.tabnews.com.br/maniero/643453c8-8d01-418e-b6b0-0e6b38d81ff2. Todas pagam!
E existem linguagens melhores do que as outras, é só estabelecer os critérios a serem usados.
Para escolher a linguagem certa para si ou para o projeto precisa de um monumental estudo de toda a computação. Ou fazer como quase todo mundo, pedir pra uma pessoa aleatória na internet escolher para ela.
Me desculpe quem não gosta, mas eu não gosto de deixar algo sem alguma contestação quando posso dizer algo.
Observou? Faz sentido para você?
Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).