C não é absurdamente difícil de aprender, até por ser uma linguagem pequena com poucas regras e elas costumam ser lineares.
C é difícil de usar. É uma linguagem que deixa tudo meio aberto, e aí você pode errar facilmente. É uma linguagem que não te dá tudo pronto, você tem que criar.
C cobra caro quando você não faz direito, quando você aprendeu de qualquer jeito, quando acha que o resultado importa mais que o processo.
Claro que a linguagem tem vários pequenos detalhes que vão te comer quando estiver usando e que outras linguagens são mais permissivas, mas é mais sobre o uso do que a sintaxe ou semântica básica dela.
C é assim justamente por ser concreta. Ela é como o computador opera em sua maioria. Ela tem poucas abstrações, ao contrário das outras linguagens. As pessoas são ruins com abstrações, mas elas conseguem consumir bem abstrações que não precisam entender.
Abstrações podem tornar o processo mais lúdico, a concretude de C pode afastar quem não tem muita resiliência.
A pessoa que tem dificuldade com o básico de C "nunca" programará bem. Ela poderá até criar várias aplicações na vida, mas tudo será cheio de problemas.
5k por mês minha faxineira ganha. De forma geral, um programador de C costuma ganhar bem mais que um JavaScript. Exceções sempre existem.
É claro que C tem poucas vagas. E ela exige que a pessoa programe muito bem. Isso vai afastar as pessoas naturalmente. Não precisa ter nenhum motivo extra, e as pessoas torcerem o nariz por ser algo "antigo e que não é atualizado" nem é algo relevante, mesmo que seja verdade que aconteça.
Alguns dizem que a bolha já estourou. Acho que é mais complicado que isso. Não é um estouro normal, fácil de ver, realmente explosivo, definitivo. Ainda vai rolar muita água.
Não se preocupe, as pessoas geniais escolherão as ferramentas geniais e produzirão coisas geniais sempre. As pessoas medíocres ficarão com as ferramentas medíocres e farão coisas medíocres que o mercado tanto quer. É assim pra mim, provavelmente para você e a maioria das pessoas.
O problema sério são as pessoas abaixo da mediocridade.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).