Executando verificação de segurança...
5

Está sobrando vaga ou faltando?

Resolvi escrever algo me baseando em mais uma reportagem leiga sobre o assunto que saiu e vai mexer com as redes sociais. Vou fazer uma crítica além do conteúdo em si.

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2025/02/27/como-entrar-na-carreira-de-ti-que-paga-ate-r-23-mil-e-lidera-as-contratacoes-em-2025.ghtml

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/02/26/empresas-brasileiras-tem-enfrentado-dificuldade-para-preencher-vagas-de-trabalho.ghtml

O problema não se restringe só a TI, mas acontece muito na nossa área. Então já vou dar spoiler, sim, está sobrando vaga como a reportagem sugere, ao mesmo tempo que muitas pessoas entram na área e não conseguem vagas. Vou destrinchar isso, fazer uma crítica social e sobre o jornalismo atual.

Geralmente essas reportagens são ruins porque são feitas por quem não entende do assunto, não tem tempo para aprofundar, e provavelmente é um novato que ganha mal e não tem muita vontade de fazer algo melhor porque a pessoa cresceu assim. Isso não quer dizer que a base dela seja mentira, mas ela é cheia de informações, no mínimo simplistas, para não dizer que algumas são falsas. E isso mostra como estão indo para um buraco grande, porque a imprensa tradicional costumava ajudar as pessoas a lerem, e consequentemente escrever melhor, a raciocinar mais, ter um pensamento mais crítico, tentar ver vários lados de uma situação, contribuir para a melhoria do leitor e toda sociedade.

Essa reportagem só tenta ganhar views.

Ela é baseada em informação extremamente localizada e provavelmente enviesada. Eu já fui contratado através da consultoria que eles citam, e que dizem ser a maior do mundo, e eu sei que o processo deles não é melhor que uma consultoria de RH de fundo de quintal mais menos gerida. Dizer que é exclusivo dá um tom superior, mas isso não quer dizer nada, não tem valor real.

O título fala em "até 23 mil", o que não faz sentido porque muitas pessoas ganham muito mais que isso. Depois ele fala em média, e coloca uma faixa, que é algo esquisito, mas deve ser, sem explicarem, que tem cargos com a média no mais baixo e outros cargos com média mais no valor alto.

Tudo isso é olhando pelo buraco de uma fechadura e não para todo o planeta. E a RH (abreviação do nome da empresa) é mais elitista, ela não costuma trabalhar com a base do mercado, até onde eu sei.

Existe um relato no texto que não se sabe de onde foi tirado, geralmente é alguém falando algo sem base porque parece interessante de se dizer. Se não for isso, nem a autora da informação, nem quem fez a reportagem deixaram claro.

Minha opinião é que é mais fácil enganar em segurança do que em IA. Até porque quase sempre a segurança não é testada realmente e quando é, a pessoa é demitida e não coloca aquela experiência no currículo, e vai para a próxima.

Sobre IA, precisamos saber do que está se falando. De criar softwares de IA? Consumir IA para ajudar em alguma coisa em outro aplicativo? Com modelos próprios ou usar os que já existem? Com personalização ou vai de caixinha mesmo? Ou só estamos falando de criar prompts? Ou é outra coisa? Sem saber isso a informação tem baixíssimo valor.

Percebe que por alguma razão programadores não são citados? Falha da reportagem? Foi o viés da empresa de RH que queria falar sobre isso porque está com um problema momentâneo para resolver?

Pode ter um indício que está sobrando programador? Pode sim, mas não temos como saber pela reportagem e não é fácil descobrir mais em outras fontes. De fato, eu já instruí muitas pessoas que querem programar ir para infra, a pessoa pode ter algum talento para isso, ou mesmo que não tenha tanto, talvez seja mais fácil para ela, no mínimo enganar mais.

Não que seja obrigado, mas senti falta de mais aprofundamento e informações secundárias que ajudem na decisão. Eu via mais isso no passado jornalístico.

Para o caso de programação eu tenho a percepção, não posso provar, que tem vagas sobrando ainda porque tenho amigos que contratam e dizem isso, mas eles me dizem que mesmo hoje em dia estão com dificuldade de contratação de profissionais qualificados e ainda cancelam projetos por falta dessas pessoas. Sim, eles não querem pessoas começando, eles querem profissionais prontos, então pense sobre como chegar nesse ponto. Alguns deles pagam muito bem, outros de fato estão querendo gente boa e barata, tem de tudo.

Ao mesmo é inegável que as pessoas estão reclamando que mandam currículos e não são chamadas. Eu não sou especialista para dizer os motivos exatos disso, especialmente em alguns casos, mas me parece que falta a pessoa conseguir se mostrar diferente no meio desse mar de gente tentando algo. Só vendedor de curso ou quem não entende nada da área que diz que é fácil.

Programar profissionalmente, de forma correta, do jeito que precisam, para se destacar e não ser mais um, não é nada fácil, depende um pouco de talento, muito esforço, provavelmente gostar, pelo menos para facilitar e um pouco de sorte, além de alguma competência em saber se vender.

Fazer cursos ruins, aprender por internet, escutar influenciadores preocupados com suas views, perguntar o que fazer para pessoas aleatórias na internet, não vai ajudar muito, você está se esforçando em ser mais uma árvore no meio da floresta amazônica e que será derrubada ou queimada um dia, o que estão procurando de valor é a planta rara que serve para fazer um remédio.

Mas como a pessoa será boa em programação quando ela não consegue nem interpretar bem uma reportagem? Como ela pode se dar bem em um ambiente de trabalho se ela não ouve o que queria, sem avaliar nada, sem calma alguma, ela vai para as redes sociais soltar sua fúria em função da frustração que provavelmente ela própria criou para si? Como a pessoa pode fazer uma crítica sobre o assunto sem conhecer todos os fatos, sem ter um senso de realidade acima da média (que é muito baixa), sem tranquilidade, e com crenças que incutiram nela que não passam por método científico, que usa um raciocínio simplista, o a falta total dele. Como ela pode programar bem e estar apto para ir atrás de uma vaga quando ela acredita que programação não é matemática quase do começo ao fim (tem uma parte de humanas também, porque fazemos coisas para pessoas usarem ou pelo menos dar manutenção depois).

Eu não sei como resolver o problema estrutural da falta de educação formal, de forma generalizada, e até em escolas ótimas, que eu tive a sorte de frequentar, tem falhas enormes de formar pessoas e profissionais, até porque a vida sempre foi complexa e hoje é mais ainda, e vender o curso é mais importante que ensinar bem.

O fato de você saber disso, refletir sobre, pode te ajudar a procurar o caminho de uma forma melhor. Até porque não existe receita de bolo simples.

O pouco que pode existir acontece em certos países e não aqui, por exemplo na China que usa equipamentos para medir a atividade cerebral dos alunos para atender melhor o que ele precisa, ou da Finlândia que depois de abolir o caderno agora aboliu o computador e voltou para o papel, lápis e borracha para formar gente mais preparada para o futuro, entre outros casos que fazem muita coisa muito melhor, que preparam as pessoas antes delas nascerem, de ter uma cultura que dá valor ao conhecimento e não à estupidez.

Aqui e outros lugares coaches influencers estão ficando ricos oferecendo qualquer coisa rápida e fácil. Mas o que precisamos é parar de ver tudo em 2X, precisamos repetir a leitura, de refletir sobre, de ir mais devagar, procurar o que incomoda mais do que o que agrada. Tem muito estudo mostrando que a vida que estamos adotando não está funcionando, que o ser humano não nasceu para a vida que está sendo formada.

Eu escrevo isso até egoisticamente para me ajudar a voltar às minhas razões, porque eu também caio nessa armadilha.

Seja uma pessoa disputada no mercado e pegue essas vagas que sobram, seja diferente. Pare de repetir como um papagaio o que seu influencer preferido ensinou você falar e vai durar semanas ou meses (eu vi muito isso acontecendo no Stack Overflow, eu ficava curioso de onde vinha aquela clara trend de comunicação e interesse). Não seja a pessoa desesperada por vaga, que aceita um local lixo para trabalhar com salários bem menores do que a reportagem fala e pessoas sem qualificação ganham mais, a não ser no seu início, quase trabalhe de graça (se a lei permitisse) em lugares que você possa aprender certo, mesmo que seja fora de um emprego. Seja criativo, invista em você de forma holística. Ou desista e vá fazer algo mais fácil.

Ajudei você entender melhor como ler um texto? Como o objetivo principal não era este, nem fiz da melhor forma, e ele mesmo não era o ideal para isto, mas espero nas próximas leituras, o faça de forma mais lenta, entendendo e sendo crítico ao que está recebendo. Indiretamente ajuda a programar.

Você acha que isso vai ajudar outras pessoas que você conhece? Quer debater algo?

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu tenho 40 anos, e esse tupo de reportagem sempre existiu.
Nao vou dizer que em toda profissao existe vaga sobrando, mas pra profissional qualificado sempre existe mercado, a dificuldade sempre foi a barreira de entrada e isso sim depende dos ciclos.

Quando o mercado está aquecido, as pessoas estao dispostas a contratar sem experiencia pra ensinar, mas com o mercado em baixa isso nao acontece, e muitos profissionais vao navegando entre areas buscando uma colocacao, algums que conseguem entrar ficam, oitros vai para outras areas.

Tem profissional que tem sabe a carreira que quer seguir e persiste mesmo em periodos de baixa, mas muita gente está apenas procurando um emprego que paga bem pra poder dar conta dos boletos.

1

Se formos falar só em TI, tem muitas vagas e poucos qualificados, sendo assim, se estiver bem preparado consegue entrar. Faculdade solida, estágio desde o começo, estar sabendo o que faz. Ao contrário é só mais um na multidão.

Já esteve melhor para entrar no mercado, mas os salarios dos mais preparados e experientes esta num padrão muito superior a muitas categorias.

Quanto a IA, sem chance de substituir os profissionais, o que ela faz é criar codigos, mas montar projetos complexos e completos sozinha jamais. E isso impacta sim, pois criar codigos normalmente é trabalho dos mais iniciantes.

É isso.

1

Todas as dúvidas foram tiradas, escutar todo dia noticias de que seremos substituídos por IA, de que a nossa área esta se tornando escassa, tudo não passa de conversas mentoras ou fakes. levar notícias falsas a quem ta começando,fazer com que pessoas acreditem.
Se você já é um profissional há muito tempo na área, comtinue, não pare.
talvez você seja um profissional qualificado que as empresas tanto busca.