Um detalhe importante: você precisa achar o que realmente funciona para você. É muito comum a gente achar que algo está funcionando e na verdade não estar.
Nós temos uma incrível incapacidade de nos avaliar mal em algo que não conhecemos. Então quem já tem muita estrada pode acertar mais.
É comum que o que nos anima mais seja considerado o que está funcionando. E faz todo sentido. Mas pode também estar nos limitando, fazendo a gente aprender "pela metade".
Em alguns casos faz a pessoa treinar o erro. Em outros pega muita informação errada. Tem casos que aprende o essencial para produzir um resultado, mas não o aprofundamento para fazer corretamente e usar de forma adequada.
Pra mim funciona olhar muitas fontes, pesquisar e obter muita informação. Ir se aprofundando em cada aspecto, ir acumulando novas informações em cada passo que dou. Eu tendo procurar mais material de primeira fonte, por isso é comum ser em inglês. Pra mim confrontar informação é essencial. Me questionar, tentar entender o texto e reformulá-lo se for necessário. Só assim eu não estou decorando receitas de bolo. Aprender não é "ouvir" de alguém o que deve fazer.
Se a pessoa não está evoluindo muito não está funcionando.
Uma coisa que não pode fazer é "deixar pra lá" algumas partes. Tem que se comprometer com tudo.
Pelo menos é assim em condições normais. Tudo pode ter exceção.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).