Executando verificação de segurança...
3

Leia tudo: https://www.tabnews.com.br/RogerioSantos/ha-espaco-para-programadores-no-servico-publico.

Eu tenho experiência próxima, indireta em muitos lugares, e uma direta. Conheço pessoas com experiência direta mais recente. Tudo tem vantagens e desvantagens. Vale a pena para algumas pessoas, mas não para outras.

O setor público é muito amplo, não dá para falar de todo ele como se fosse uma coisa só. Tudo tem exceção. O problema é que se não for onde está, não tem o que fazer.

O setor público é um bom refúgio para certos tipos de profissionais.

Não digo que nunca mais chego perto, mas teria que ser sob certas condições para tentar de novo. No fundo seria até uma sacanagem porque teria que atender meus interesses.

E por setor público não falo só de governos.

Só da seleção ser por quem passa em concurso e não quem sabe trabalhar bem na área, e que depois de passar pode relaxar que não será mandado embora, já mostra como será a experiência. Algumas pessoas querem isso, outras não.

Só para ter uma anedota. Eu não podia usar softwares piratas. E eles não compravam originais. Então não tinha muito o que fazer, e eu ficava estudando pros meus interesses. Mas não podia, tinha que fazer de conta que estava trabalhando, mesmo sem poder. Tinha que fazer coisas que seriam engavetadas, era só produzir material inútil. Eu era a única pessoa que entendia de TI no departamento de TI, e eu tinha apenas 19 anos. Mas obviamente que os outros ganhavam mais, porque interessa o tempo de casa.

Já vi muitos casos que não podia fazer o que precisava porque criaria problemas. TI serve muito para dar mais controle e mais produtividade, e isso atrapalha a vida de muita gente por lá.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...