Comentar o porquê, e não o que o código faz, é o conhecimento universal que se tem.
Existe só um grupo de pessoas muito antigo que aprendeu como comentar código nos anos 60 e não conseguiram se atualizar. Sim, naquela época fazia sentido comentar o que o código fazia, e os comentários foram inventados para isso.
Eu não lembro bem em que livro eu vi isso, ou livros, não lembro se tinha no Clean Code, mas está por todo lugar e a base dele fala o que você diz.
Não sei bem qual é a discordância forte que está tendo (pode indicar melhor?) porque não percebi qual é a afirmação a ser discordada, mas parece que concorda com o que "todo mundo" concorda.
Explicar as razões do código ser daquele jeito é correto, descrever o código não é.
Para tudo existe exceção, contexto é tudo, regras sem contexto são chamadas de "boa prática", por isso elas são ruins. Até comentar o que o código faz tem serventia no contexto certo.
Eu escrevi algumas respostas com mais detalhes, (não voui ficar me repetindo) e estou sempre aberto para aprender mais sobre o assunto:
- Por que não comentar o código?
- Como saber a medida certa de comentários?
- Comentários em código ao trabalhar em grupo
- Comentários pesam?
- O que são comentários WET?
- O que é uma documentação formal?
Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).