Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
6

Defina "valer a pena". Isso é extramamente vago e subjetivo.

É ganhar dinheiro? É andar de Lamborghini?

Parênteses aqui: se continuar vendo esse tipo de vídeo você não terá uma carreira, esses vídeos levam as pessoas à estupidez completa.

Se for isso, definitivamente não. Vou fazer uma afirmação categoriaca aqui: PHP nunca fez ninguém ficar rico, nem mesmo um tiquinho de nada. Um monte de coisa que a pessoa fez que por acaso envolveu PHP deu dinheiro para a pessoa.

PHP é uma linguagem e não dá dinheiro para ninguém. Ela não é sua mãe.

E não venha com o Zuckerberg ganhou dinheiro com PHP. Ele ganhou dinheiro com tudo, menos PHP. Faça o mesmo que ele ou outra coisa com PHP e veja se ganha dinheiro.

Vamos dizer que ganhou. Faça com outra linguagem e veja se o resultado não é o mesmo.

Bons programadores podem ganhar algum dinheiro, grandes e sortudos empreendedores podem fazer muito dinheiro. Como ou sem PHP.

Se quer emprego, está cheio de vagas de PHP. E continuará assim. Não mudou quase nada de um ano para cá. Elas pagam bem? Algumas sim, a maioria não. Em outras linguagens é parecido. E por isso haverá sempre mais concorrência nas linguagens que tem mais vagas.

Quais vagas pagam melhor? As que o programador é bom e não importa em que linguagem está programando.

Enquanto tem vídeos prometendo fantasias para as pessoas, cria uma cortina de fumaça para o que realmente importa. Por isso quase ninguém mais quer aprender a programar de verdade. E justamente por acreditarem na fantasia a maioria das pessoas estão reclamando que não acham vaga, que pagam mal, que os ambientes que arrumam alguma coisa são tóxicos e só trabalham com gente ruim.

O que garante futuro profissional para a pessoa é investir seriamente na carreira, sem se preocucpar com linguagem, pode ser até PHP, sem procurar atalhos. E isso passa por parar de ouvir influencer, eles existem para ganhar dinheiro, talvez andar de Lamborghini, não para dar soluções reais para as pessoas. Incluenciador precisa falar algo que faça a pessoa se sentir bem, não o que faz ela ser melhor.

Quase ninguém fará o que estou dizendo. Exige um comprometimento enorme e a maioria não quer, mesmo que discurse que quer.

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...