Sei que algumas pessoas ficarão bravas, mas faço minha parte para os demais.
No meu tempo, até livros eram escassos. Meu primeiro computador tinha 2KB de memória.
Universidade pode fazer a diferença. Da mesma forma que o resto, depende da pessoa. Em geral quem se beneficiaria nunca perceberá a perda que teve na vida e continuará achando que não fez falta porque conseguiu alguma coisa. Claro que tem pessoas que até isso não ajuda.
Cursos online são ótimos. Para quem os vende. Pelo menos para alguns.
Em resumo, o que falta a essa geração acontece muito antes:
- Curiosidade
- Comprometimento
- Senso crítico
- Resiliência
- Paciência
- Organização de estudo
- Independência
- Formação básica adequada
Obviamente que não existe uma geração em que todos são iguais. Alguns saem da caixa e se darão bem. Alguns podem quebrar seu destino mudando suas atitudes. Parece estar contaminando outras gerações. É tentador.
Espere uma discrepância remuneratória maior ainda daqui para frente. E na média aumentar a queda de remuneração geral em comparação com seus pais. Isso é consequência do índice de inteligência cair e vai piorar com a IA.
Esses dias estive conversando com várias pessoas que estão ligadas a contratações. Todos unânimes dizendo que a sobra de vagas está maior que antes da pandemia. A falta de mão de obra qualificada não está melhorando, está só aumentando a quantidade de submissões em processos seletivos. Vai quase tudo pro lixo antes de dar para responder a pessoa.
Eu sou só o mensageiro.
Cada um faz o que quiser da sua vida. Sei que alguns não conseguem mudar o destino. Lamento de verdade.
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).