Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
2

Isso tudo é verdade, é uma reclamação pertinente e real. E coaduno com isso.

Não tenho nada contra cargos de gestão, como tech leader, ou de produto, ou qualquer coisa do tipo, desde que seja um desenvolvedor competente.

Tudo ótimo? Agora é o momento que eu vou perdendo a audiência.

Inclusive porque muitas vezes o líder tem uma equipe que não é tão competente assim, e ele tem que fazer isso funcionar e precisa ser melhor que todo mundo do time, o que inclui ser muito experiente, e saber lidar com os inexperientes que acham que sabem tudo. Fiz muito isso.

Claro que ser desenvolvedor não garante muita coisa. Todos os chefes que tive eram desenvolvedores, alguns bons líderes, alguns bons programadores, mas vários deles não serviam nem para uma coisa, nem para a outra. Ser uma equipe só de desenvolvedores não garante nada. Pessoas são complicadas.

E nem sempre é óbvio o que está acontecendo. Em muitos casos eu só percebi depois de estar fora. Não é tão simples quanto parece, e quanto mais inexperiente, na profissão, e na vida, mais a pessoa tem dificuldade de entender, e tende a acreditar mais nas suas percepções do que na realidade. Mas também é verdade que bons líderes desenvolvedores quase não existem.

Nem sempre o que parece em ordem realmente está, pode ser que as pessoas só estejam mais felizes com o trabalho, que é importante, mas nem sempre o resultado está melhor, a equipe, muitas vezes inexperiente acredita que está. Para isso que serve um líder de qualidade, ele vai perceber isso e corrigir o rumo, que nem sempre será bem compreendido pela equipe que pode ser culpa dele também.

Há casos em que o problema é só a impedância da liderança com o time. É muito complicado um time funcionar bem com uma liderança diferente. Ou seja, se ele não escolheu o time, ele provavelmente terá problemas. Se ele escolher mal, ele terá problemas. Por isso você também deveria escolher seu líder, de alguma forma.

Escolher o líder é complicado, não se tem muito essa cultura e quase sempre não tem boas oportunidades. Quase todas as vezes que eu tive problemas com líderes eu não tive oportunidade ou quando tive, a impressão inicial foi boa, e ela foi se deteriorando ao longo do tempo.

O fato é que uma deslizada do time e o líder será crucificado. É uma posição muito difícil, nem todos percebem isso. Todo mundo adora empatia, quando é para os outros terem, muda um pouco quando ela tem que oferecer.

Em muitos casos a equipe só não gosta de ser desafiada. Faz parte do ser humano. Então ela dá preferência para alguém que fale o mesmo que ela pensa. Quem nem sempre é bom para o produto ou até para ela. Não é fácil fazer isso bem, mas valorizando quem dá puxão de orelha pode ser uma boa.

Eu queria que tivesse melhores lideranças, mas queria que tivesse melhores desenvolvedores. Por isso bato tanto nessa tecla de preparação, não só na programação, mas em tudo, por isso que falo que precisa estudar tudo. Não falo muito aqui, mas sempre fui defensor de disciplinas no ensino médio como filosofia, sociologia, psicologia, entre outras que ajudam na cidadania, desde que levadas a sério por professores capazes (minha experiência é que não costuma acontecer). Com isso já é difícil, imagina sem. Poderíamos conviver melhor, quem sabe com menos manipulações, porque todo mundo estaria mais preparado.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...