Executando verificação de segurança...
3

Sim, é. Mas também não é, como qualquer produto. Ele é útil. Mas também não é tanto quanto algumas pessoas acham que é. Não só ele, mas qualquer outro que faça o mesmo que ele. Ele tem vantagens, mas desvantagens estão presentes também. Algumas pessoas pegam mais o viés de um lado ou de outro, então viram defensores, detratores, ou ignorantes (não estou ofendendo ninguém, é só o termo, a pessoa resolve ignorar). Nada errado em tudo isso.

Popularidade tem mais a ver com o marketing geral (e uso o termo em inglês porque não tem nada em português que diga o que isso significa), e não com qualidades técnicas. É muito raro, e acaba sendo coincidência que o melhor "venda" mais. A percepção das pessoas acabam ditando muita coisa. Não é comum uma justificativa de escolha ser tão objetiva, embora todo mundo vai tentar vestí-la com alguma objetividade. Inclusive a diferença entre concorrentes próximos costuma ser relativamente pequena, e mesmo que algum ponto encaixe como uma luva no que precisa, certamente tem outros que atrapalham. Algo muito ruim tende a desaparecer. O que sobrevive tem alguns pontos interessantes e pontos ruins que muita gente não se importa.

Todo framework tem muitos problemas. E acontece algo óbvio, que é a pessoa adotar porque em primeiro momento ele entrega o que a pessoa precisa e não cobra um preço alto, e isso é compreensível. Mas o mais curioso é que depois que começa cobrar o preço a pessoa não consegue se livrar mais, ela começa ficar refém e provavelmente com algo parecido com "síndrome de Estocolmo". Ela não pode aceitar que aquilo que ela abraçou pode ser ruim. Acontece o tempo todo nas vidas dos seres humanos e não é fácil perceber no meio do processo.

Isso é muito parecido com o que eu respondi sobre NoSQL. Todos os mecanismos que parecem dar facilidade cobram um preço depois.

Uma explicação é que algumas pessoas sabem que frameworks desse tipo não são tão incríveis assim, mas eles podem parecer assim por quem é mais ingênuo e/ou inexperiente. Ou seja, não é só o RoR.

Outra explicação é que se você não gosta, não conhece ou não vê sentido usar Ruby, que é uma linguagem bem interessante, mas tem defeitos e não tem grandes diferenciais, então sem usar Ruby a pessoa não usa Ruby on Rails. Eventualmente até usam algo muito parecido, em alguns casos melhor que ele porque copiaram dele e evitaram alguns erros porque aprenderam por ter feito depois, mas usam em outra linguagem, e outros produtos.

Curiosamente o grosso das pessoas que usam Ruby só o fazem por causa do RoR, alguns até desconhecem que a linguagem que estão usando chama-se Ruby. E isso explica muita coisa sobre quem gosta. Da mesma forma que algumas pessoas acham jQuery ou Reac são linguagens de programação, acham que RoR é também.

Ruby melhorou muito, mas tem baixa eficiência. Isso faz muita gente ficar afastada. As pessoas acham mais vagas em outras tecnologias, e as pessoas querem o que tem tem muita vaga, independente de isso ser bom ou um erro. RoR começou ficar complexo. O criador andou desagradando muita gente. Curiosamente porque começou a ficar mais pragmático (lembra que eu falei de marketing?) e as pessoas querem o que parece ideal, não o ideal de fato.

Eu tenho uma teoria, obviamente não posso provar, que depois das pessoas sequer querem saber dele, porque ele não tem nada de tão especial para ir atrás, mesmo que algumas pessoas achem isso (o que não quer dizer que seja inútil e ruim também), o que faz as pessoas desistirem dele é que uma hora percebem que ele não é tudo isso, que ele tem desvantagens, ele cobra um preço, embora nem sempre percebam que é isso. Porém algumas nunca vão perceber isso isso, e continuo na mesma linha do que respondi sobre NoSQL, pensam assim porque o que ela faz encaixa perfeita no RoR, o que eu acho raro, pode ser que elas adaptam o problema ao framework, ou o que ela está fazendo é tão simples que qualquer coisa que use funcionará. Obviamente que um framework em algo muito simples é um canhão para matar passarinho. E algo complexo não encaixará bem nele.

Aí cada um ficará com sua percepção. Como algumas pessoas se tornam fãs de uma tecnologia haverá todo tipo de opinião, inclusive várias discordâncias do que estou dizendo, e até gostaria de ouvir algumas delas, mas queria algo que fizesse sentido. Eu acho RoR bem interessante, e de fato inventou como deve ser esse tipo de framework, mas só acho nesse contexto, eu prefiro um contexto sem frameworks para isso, ou alguns bem mais simples que entregam só o básico e te dê mais liberdade, ainda que dê mais trabalho também.

Isso não é uma verdade absoluta, mas minha experiência indica isso. Só lembre-se que todo mundo tem viés. Por isso algumas pessoas gostam dele ou não gostam, ou preferem ignorar. è mais gosto do que qualquer outra coisa. Ninguém precisa justificar seu gosto. Alguns o farão para dar mais credibilidade, mesmo que nem seja a verdade.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...