Executando verificação de segurança...
14

Se já leu muita coisa minha sabe que não vai gostar, mas vou responder, vai ser chacoalhão.

Isso já foi respondido inúmeras vezes aqui e outros lugares, eu sequer entendo porque as pessoas acham que, ou nunca perguntarem o que ela quer saber, ou que agora vai ter uma resposta melhor para ela. Isso é algo para considerar sobre toda a profissão, que exige que a pessoa pesquise muito, e aplique lógica a tudo o que faz. Perguntar o que já foi perguntado provavelmente virá uma resposta pior, e esta minha é pior do que eu já dei, até por eu estar cansado de falar nisso. Mas como é natal, vamos lá. Mas ainda serei duro como costumo fazer, e já comecei fazendo. É para o bem, e quem achar que não, que pena, a chance foi dada.

Você não deu todos os critérios em detalhes que devem ser considerados para estabelecermos o que é "melhor", então não tem como responder isso. Quem responder, já começou errado. No máximo pode falar que depende, que é a que você sabe, a melhor para a tarefa, e coisas genéricas assim.

O que eu posso falar de verdade é se preparar para a profissão, começar estudar tudo, ir rápido, com muita dedicação, mas sem pressa e sem pular etapas. A maioria das pessoas que lerão aqui ou já fizeram isto ou vão ignorar. Por isso  o mercado vai piorar.

"Valer a pena" cai no mesmo problema. Vale para quem? Para você? Como vamos saber e nem você sabe? E não tem que saber mesmo, afinal sobre o futuro ninguém sabe, ainda mais sem critérios e informações relevantes fortes sobre que está querendo prever. Tudo vale a pena se a pessoa fizer assim. É a capacidade dela que conta. Mas é mais fácil a pessoa procurar validações em pessoas aleatórias na internet, assim se ela fracassar a culpa não será dela.

Já está na frente de muita gente que não acredita em altos salários em pouco tempo. Precisa entender que sem muito comprometimento para fazer tudo certo, nem em muito tempo vai acontecer. Existem programadores transbordando por aí, alguns com muitos anos de experiência, até com título de sênior, e ganhando menos que minha faxineira ganha. Sério, não é hipérbole. E eu pago o menor valor que eu consegui.

As pessoas ainda caem no conto que "seu dia vai chegar". Claro que chegará para alguns, temos provas aos montes por aí. Claro que eu algumas pessoas vão ter um pouco de sucesso e ter 5 dígitos por mês. Mas a maioria ficará pelo caminho de um jeito ou de outro. E só pode mudar isso não só gastando muito neurônio, mas fazendo isso com qualidade. As pessoas subestimam a dificuldade que é a área. A maioria desistiria se percebesse a realidade e a chance de se dar muito bem.

É desanimador? É. Mas note que eu estou falando em maioria. Tem gente que vai ler isto, ou leu outra coisa, até de outras pessoas que são mais convincentes e qualificadas que eu, e vai procurar fazer o correto, ter a atitude para desenvolver uma carreira poderosa. Primeiro vai entender que a atitude ainda está errada e mudar de verdade, mesmo que demore um pouco, que seja difícil. Eu mesmo tenho atitudes ruins até hoje porque algumas coisas são difíceis de mudar, ainda mais quando se está velho, mas eu costumo falar para jovens.

Se a pessoa quiser muito e não tiver problemas específicos que impeçam, é possível também, desde que ela esteja bem preparada dos pés à cabeça, ou seja, já esteja com boa formação vinda da escola (que está extremamente falha), e por que não dizer de casa (que é comum ser alha hoje em dia), e que já esteja procurando bom conhecimento por conta própria (a internet tornou tudo mais difícil, ao contrário da crença popular, a IA piorará, até porque parecerá que está mais fácil), que saiba separar o joio do trigo, como interpretar o que recebe, como ir além do que parece óbvio.

Vou contar uma anedota, ou melhor várias em uma. Algumas pessoas já me pediram para eu ser mentor delas de uma forma ou de outra. Todas desistiram. Por isso eu nem perco tempo mais. Eu sou mala, eu exijo muito e quase todas as pessoas não querem isso, elas gostam da zona de conforto. Nunca vi alguém se dar muito bem na vida a não ser por tremendas sortes ou muita dedicação (algumas pessoas nem entendem o que é isto).

Quer uma dica bem específica? Comece escrever o nome das coisas corretamente. E comece aplicar isso em outras coisas. O que está ali embaixo quando estou me despedindo tem um motivo, as pessoas acham que é só para encher linguiça. É disso que eu estou falando, enquanto faltar as características centrais que todo dev deve ter, ficará complicado.

Orientação a objeto é sobrevalorizada. E o fato das pessoas acharem que é importante atrasa a vida delas.

A falta de emprego quase sempre está relacionada com várias faltas na pessoa e não porque ela estudou isso ou aquilo de tecnologia.

As pessoas tendem a falar da sua realidade, de coisas que elas não entendem bem, e isso está piorando, elas ignoram os vieses que elas possuem. Então tem que ter cuidado com o que falam. Até porque é assim. Eu escrevo aqui agora de acordo com o sentimento que eu estou agora, se pegar outra resposta parecida minha, tem elementos diferentes, apesar do núcleo central ser o mesmo. Tem gente que é uma tragédia completa (vai no Reddit), outros só desviam um pouco (acho que sou desses). As pessoas tendem falar do que viram, e ignoram como o mercado realmente é, até porque é impossível ela ter visto tudo. Mas algumas viram quase nada. Ela pode pegar um exemplo e dizer que o mercado é assim. Tem de tudo em todo lugar. Tendências não provam nada.

Que bom que alguém disse que Node não deve ser a primeira linguagem. Porque ele sequer é uma linguagem. O fato das pessoas nem se preocuparem com isso, e alguns pior, teimam em repetir o erro mesmo quando alguém conta para ela, mostra o estado das coisas. Nem falei do erro, mas da atitude.

Eu não gosto de JS como primeira linguagem, mas para o objetivo de muitas pessoas ela pode ser adequada. Mesmo que o objetivo não seja. Mas não quero dar pitaco nos objetivos das pessoas. Cada um escolhe o que acha que é melhor para si e aguenta as consequências. Tem espaço no mercado para quase todos os objetivos. Alguns podem ter mais vagas. Pagarão pior e terão bem mais concorrência. Mas também ela terá menor qualificação. Tudo tem um lado bom e ruim.

Eu até falo de C para aprender a programar e não para usar no mercado, como uma forma de assustar as pessoas. Muita gente experiente argumenta que não é uma linguagem boa porque as pessoas ficarão com medo e vão desistir. Que bom. Minha indicação é para isto mesmo. Se ela entrar em pânico porque tem chave, ponto e vírgula, ter que decorar as variáveis com o tipo, ter que entender ponteiro e coisas do tipo, ela não serve para o mercado bom. Se ela acha que indentação significativa, sintaxe simples e abstrações para facilitar a vida é o mais importante, então ela deve ir por outro caminho e abraçar o que a vida vai lhe dar.

Ao mesmo tempo, começar por C pode não fazer bem algum para a pessoa. É o que eu falo de curso bom ou ruim, aproveita quem quer. Os bons já selecionam quem vai entrar lá, quem tem um passado de acertos, e por isso o curso pode exigir mais e continua bom porque os alunos são todos bons. Aprender por conta própria não tem seleção. E oferece muitos caminhos. Não é mágico aprender C. depende da pessoa fazer certo. E quem está mais preparado tem mais chance de fazer. A faculdade não resolve a vida de todo mundo. C também não. Mas imagine essas pessoas até sem isso.

C é o caminho lento que a maioria não quer. Claro que tem mérito querer ser pipoqueiro da programação. Tem muita vaga querendo exatamente isso.

Conheço muita gente que está no meio do caminho, ou seja, já sabe muito, já é experiente, tem atitude boas em muitas cosias, mas a atitude perante ao aprendiado ainda é falha e está a impedindo chegar no topo.

O mercado é volátil. A não ser que a pessoa brinque de aprender, quando ela estiver boa no negócio já pode ter mudado.

Novamente, o mercado é bom para quem sabe dar soluções.

Se precisa ganhar dinheiro já, eu tentaria outra profissão até poder estar preparado, mas se não quiser fazer isso, tenta qualquer coisa, está tudo ruim mesmo. E eu lamento por isso. Vocês não tem ideia como me revolta as pessoas não terem oportunidades iguais e decentes.

Eu não sei dizer se deve ir de JS, Java ou outra coisa para conquistar um salário rápido. Estou esperando alguém mostrar clara e universalmente qual é o melhor caminho.

Assinado, o Grinch.

Mas obviamente desejo o melhor a todos. Se eu pudesse fazer mais e melhor eu faria. Tem momento que algumas pessoas podem tirar mais de mim. Minhas limitações me impedem de fazer sempre. Lamento não poder dar uma resposta mais clara, sei que muitas pessoas nem entendem a mensagem que tem vários subtextos.

Pode ajudar: https://www.tabnews.com.br/maniero/b4794251-bc39-4e6a-a3b7-fd47c9c78623.

Observou? Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
4

Bom dia. Mais uma vez, obrigado.
Achei seu comentário plausível em sua totalidade. Muito embora tenha eu tenha levantado esta questão, deixo claro que entendo totalmente que cabe a mim a escolha da primeira linguagem, a stack e etc. O motivo da minha pergunta é que sei que sempre encontro comentário relevantes na tabnews, inclusive o seu @maniero(sem puxação de saco).

Eu de fato andei pensando por qual linguagem de programação começar. Tenho observado as vagas de trabalho do mercado para saber as principais tecnologias que eu preciso ter para estar trajado a caráter para a minha primeira vaga de trabalho. E o que me fez ficar pensativo é que hoje, quase que em totalidade, as vagas de java são para pleno, no mínimo. Devs com pelo menos 7, 8 anos de experiência.

Enquanto um iniciante na programação, como vou conseguir competir para uma vaga dessas.

Mas a vida me ensiou a NUNCA DESISTIR. E é isso que farei de novo, não desistirei. Distoando um pouco do assunto de tecnoligia aqui, peço licência, acredito que "aquilo que é pra ser, será" e por mais que em um dado momento de minha vida eu tenha caído de paraquedas na programação(confesso sem vergonha disto), sinto-me avontade e FELIZ só em aprender a programação. O estudo é satisfatório para mim. Terei uma carreira brilhante e isso não é uma questão de dúvida, pois confio em minha capacidade e no Força Maior que está por trás de tudo em minha vida. Deus é o meu segredo.

Enfim, sem sensasionalismo. Sei que comentários e pessoas sensatas alegram seu dia como você já disse, @maniero.

Mas agora quem estiver lendo este comentário pode penser:

  • Então por que você está perguntando qual linguagem começar se está falando que vai ter uma carreira brilhante e que sabe onde quer chegar?

É que esta é minha forma de aprender. Pergunto para aprender.

Ainda que uma postagem ou comentário possa soar como ridículo para alguém aqui na TabNews, eu faço questão de ler e tentar entender. Ninguém começa de baixo e ideias é o que me dará crescimento. Em todas as publicações em que possam julgar como idiotas ou burras aqui na TabNews, sempre terá um @maniero disposto a ajudar e ensinar.

Muito embora você tenha dito que cansou de muitos e que não é mentor de ninguém, isso se dá pelo fato de pessoas fracas terem desistido no caminho. Elas não aplicaram a mesma intensidade em confiar nelas mesmo como você confiou e entregou intensidade. E isso frusta qualquer bom professor.
De novo, sem puxação de saco, @maniero. Mas em tudo que ousamos a fazer de novo em nossas vidas, tendemos a observar algo ou alguém para tomar como parâmetro.

Deixo aqui os meus mais sinceros parabéns e muito obrigado.
Parabéns pela sua disponibilidade em sempre ajudar sem fazer acepção de pessoas e obrigado porque seus comentários são sempre ricos.
Não me importo com sua linguagem ou forma como fala. Você não tem que ser fofo com ninguém, apenas desejo que continue com a destreza nas palavras e trazendo os comentários relevantes que trás, pois eu particularmente gosto muito. Eu fiz questão de clicar no link que você smp colaca no final dos seus comentários. Talvez tenha pessoas que de fato são um peso, que se enganam e não estudam de verdade. Mas também tem eu, não posso falar por outros, mas por mim posso dizer que julgo muito relevante seus comentários. Me ajudam muito.

Uso a internt como garimpo. Levo tudo de bom comigo para usar no momento certo.

2

Já respondi antes sobre isso. Não acredito em títulos, impressões que tem de mercado porque está sempre olhando no buraco da fechadura ou janela, ninca é a vista toda, não sabe o que tem do outro lado que não está visível).

Eu aprendi a desistir em várias situações porque a vida me ensinou que essas frases de coaches não funcionam na vida real. É claro que não deve desitir fácil, mas não desistir pode ser pior que desistir. Não é fácil descobrir o que é certo, pode desistir um segundo antes de dar certo, ou pode insistir até o fim da vida em algo que nunca daria certo.

Perguntar para aprender é ótimo. Não existe pergunta que não deva ser feita. Mas nem toda pergunta é boa. Nem todas vão te levar para um bom caminho. E nem estou falando das respostas que receberá. Mas às evzes pode dar sorte. Tem naeiras de incentivar o mesmo com perguntas melhores, assim como eu poderia dar respostas melhores, mas é o meu limite.

De fato, até por ter sido professor e basicamente só 3 alunos terem se salvado, é frustrante. O detalhe é que todos foram aluinos de outros professores, antes, durante e depois de mim, e mesmo assim não foram para frente, o problema era o professor? Eu queria fazer algo para ensinar as pessoas, mas eu não quero porque a maioria não vai aproveitar e não consigo fazer de conta que só tirei o dinheiro delas, mesmo que não tenha sido a intenção e tenha feito meu melhor.

Sempre precisamos tomar cuidado com quem usamos de referência. Nunca uma única, ou várias que são parecidas. Obviamente não quero que me ouçam sem questionar, embora alguns achem que estou dizendo para não olhar para outros. Estou longe de não merecer críticas.

É preciso ter um rumo, é preciso saber revisá-lo, analisar, questionar, ter resiliência, coragem, perspicácia, sensatez, lógica, desperndimento, e vários outros adjetivos, todos juntos e equilibrados. A vida é muito difícil. E ninguém fará tudo perfeito.

Dizem que eu sou mais fofo que meus texto fazem parecer :D

Obrigado por mais essa oportunidade de escalrecer e tentar ajudar as pessoas com minha visão, que pode ser falha, pode ser incompleta, pode ter viés. E claro, pelos elogios.

1

Boa noite!
meu caro para de puxar o saco desse cara, o camarada falou um monte pra ti, pagando sapo, enchendo linguiça em vez de ser objetivo e depois tu agradece? Add!!! pelo tanto que escreve os códigos dele devem ser enormes e pesados. Quando ele disse que a faxineira dele ganha mais que muito Dev Sr. eu pensei: quanto ela dev ganhar? Então não tive mais saco pra ler. Uma vez eu perguntei a um
Sommelier qual seria o melhor vinho? respondeu o que você mais gostar. A mesma coisa te falo, a melhor linguagem de programação pra ti, será a que tu mais gostar. Sem mais. Espero ter ajudado.

1

concordo com praticamente tudo. sempre fui "chato" assim comigo mesmo desde sempre, aprendi C (embora minha primeira linguagem tenha sido Pascal)
me apaixonei por JS pela facilidade que é executar codigo dessa linguagem em tudo quanto é lugar, mas saber os fundamentos, o nome correto das coisas e C me trouxe os "5 digitos". demorou muito tempo, mas trouxe