Executando verificação de segurança...
2

Concordo bastante com a conclusão, exceto uma palavra, mesmo sabendo que as pessoas vão fazer.

Alguns dos melhores profissionais que eu conheço na área não fizeram faculdade. Boa parte dos piores também.

Conheço gente fantástica que fez, e um monte que só serviu para ganhar um papel e quem sabe pendurar na parede.

O sucesso da pessoa está mais ligado ao que a pessoa é e faz do que fazer faculdade ou não.

Se a pessoa sabe aprender, ela pode se virar bem com qualquer coisa. A faculdade pode ajudar um pouco. Se ela não consegue fazer isso, pelos mais variados motivos, ela precisa muito da faculdade, mesmo que não aproveite tanto. Em geral as pessoas que mais acham que não precisam são as que mais precisam .Tem exceções, mas só essas vão tomar as decisões certas, as outras vão prejudicar suas vidas.

Também não dá para falar de faculdade como se fosse uma coisa só. Eu sei que muita gente acha que é tudo igual, que o título do curso define a qualidade do curso, mas não é assim. Tem cursos que são magníficos, outros são terríveis. Muitas pessoas se baseiam em cursos ruins para dizer que faculdade não vale a pena.

Então é contextual se vale a pena fazer faculdade ou não.

A maioria das pessoas, especialmente durante ou pouco depois do curso não sabem avaliar a experiência, alguns se apegam tanto a isso que sempre terão um viés, e muitos fazem uma avaliação correta, mas porque ela fez uma escolha errada ou foi "obrigada" a fazer aquilo que não era bom para ela.

Eu não fiz o melhor curso para mim, mas reconheço que foi melhor ter feito do que não ter. Eu poderia ter feito um pior. Eu gostaria de ter feito um melhor. A vida é como ela é. Eu errei ou tive menos oportunidade no passado. Tento errar menos, consertar os erros, e melhorar minhas oportunidades no futuro.

1-Faculdade não vai te ensinar a programar

Sim, ela vai. Se for boa, e se você for capaz de aprender. Ela não vai te ensinar receitas de bolo e detalhes de tecnologias para você reproduzir. Isso não é ensinar programar, isso é o que os cursos que não ensinam a programar fazem. A grande diferença da faculdade, nas condições adequadas, é ensinar a programar. Ela tem vários defeitos, mas não esse.

Eu sei que as pessoas querem outra coisa, isso é outra questão.

A faculdade deve, ou deveria, ser porrada, preparar para a pessoa se virar, não está mais no jardim da infância. Professor que pega na mão deve dar aula para crianças.

A maior força da faculdade é te estimular e até obrigar resolver problemas, pesquisando, questionando e fazendo pensar. E avaliar se está conseguindo. Sempre com a participação de todo mundo para aprender a trabalhar em equipe. É você que tem que fazer, não é o professor para você copiar.

Eu sei que as pessoas querem outra coisa, isso é outra questão.

Estudar por fora deve ser a regra em tudo.

2-Faculdade pode perfeitamente te desfocar

Pode, se o foco da pessoa não casa com o curso que está fazendo. O que é fácil acontecer. É bom saber isso e tentar não deixar acontecer. O que é difícil.

3-Vou amansar um pouco agora...Mas e o networking?

Eu nem acho que isso seja tão importante, mas tem lá sua importância. Hoje em dia tem outras formas fáceis, embora os laços na faculdade possam ser melhores. Mas não acho que EAD funcione tão bem. Posso estar enganado pela falta de experiência. Mas me parece que tem outras formas para conseguir o mesmo.

De qualquer forma, não deve ser o único motivo.

4-Vem um ponto também...tu é do tipo que só faz o básico na faculdade?

Isso é fundamental. Eu sei de gente que sai do curso sem conhecer como a faculdade funciona, institucionalmente, e os detalhes sócio-políticos. Essa pessoa perdeu seu tempo. Esse talvez seja um erro fundamental. Novamente, a pessoa está perdida em vários pontos, a faculdade te dá as oportunidades, você agarra ou não.

Se a pessoa fizer o curso burocraticamente é um caso que nem a faculdade a salva. Muitas vezes por culpa da estrutura educacional ruim desde o início da escola ou até antes.

E a solução não é a faculdade ser "facinha". Isso só piora tudo, precisa achar a solução correta que não cause um mal definitivo.

Não faça um curso pelo diploma. Eu nunca fui buscar o meu, mesmo até tendo pago pela sua confecção :D

Obrigado pela excelente contribuição.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Opa, mestre. Vi que aqui que o senhor é um profissional bastante experiente na área e na verdade agradeço sua participação e digo que para mim é uma honra ter alguém como o senhor imerso nessa discussão. Eu disse tudo isso mais com base no que eu vejo atualmente nas faculdades, ouço falar dos alunos e eu como universitária também vivencio essa realidade. Mas é como o senhor falou, mesmo numa faculdade excelente a pessoa precisa buscar por fora, afinal demanda muito mais a questão dos valores de esforço, dedicação e independência, que servem para a vida como um todo. Mas seus pontos são muito válidos, logo, mais uma vez eu agradeço por participar do debate e trazer seu ponto de vista como alguém já consolidado na área. Um grande abraço!

1
1
1

Opa, cara. Provavelmente a palavra que discordamos no texto da moça é a mesma. Mesmo assim, foi agregador ler tanto o post dela, quanto seu comentário aqui. Valeu a ambos pelo conteúdo!

Sobre o ponto de aprender a programar, é verdade. Hoje em dia, com esses cursos, muita gente não aprendeu aquele começo de fazer projetos no terminal, para aprender a lógica e a aplicar em qualquer outro projeto futuro. Vão logo fazendo um sistema avançado, o que até é bem legal, mas, no momento que pedirem para a pessoa fazer aquela mesma coisa, só que usando outra tecnologia, ela não saberá nem por onde começar. Estou cursando agora Engenharia de Software, e, para mim que já programo, a matéria de Lógica e Técnicas de Programação foi bem chatinha, mas eu não julgo, porque sei que é necessária ali para muita gente! É um básico que as pessoas têm que pegar. Lógico que tem cursos muito bons também, que ensinam não só a parte mais prática da montagem das coisas, mas também essa lógica importante. Eu mesmo aprendi com o Professor Guanabara, do Curso em Vídeo. Tem quem não goste da didática dele, mas me ajudou pra caramba a aprender lógica de programação.