Alguns detalhes.
PHP já está no 8.2.
O JIter não deu essa melhoria toda que as pessoas falam, o que é muito estranho.
Não sei se 80% na web é PHP, queria uma fonte confiável. Mas mesmo que seja, quase tudo é Wordpress. Se isso tiver algum valor imagina C que está em virtualmente 100% de tudo o que se usa na computação. Não é assim que se mede fatia, tem que medir a proporção de como é usado. Se isso fosse assim, 80% das pessoas trabalhariam com PHP, e não é nem perto de 20%.
Cuidado com pesquisas com um grupo muito limitado de pessoas, em muitos casos mais desinforma que dá algo útil.
Claro que PHP vale a pena em 2023. Por que não valeria?
Para fazer sites simples na web provavelmente PHP é imbatível. Para fazer mais complexos dá também, embora não seja a melhor ferramenta, por produtividade, robustez ou eficiência.
Eu sei que algumas pessoas não gostam de uma ponderação que mostre que a linguagem não é perfeita. Isso acontece mais com algumas linguagens do que outras, curiosamente com as mesmas que têm mais problemas. Algumas linguagens atraem mais pessoas que evitam análises técnicas e preferem um envolvimento semelhante ao de política/futebol/religião. Uma pena.
Cada um usa o que achar melhor, eu uso para algumas coisas. Eu uso do jeito simples dela, eu uso pouco das modernidades porque quase tudo que tem de novo está melhor implementado em outras linguagens. O grande trunfo de PHP é a simplicidade. Mas eu não sou contra as pessoas usarem de uma forma que não faça sentido técnico. Cada um cuida da sua vida.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).