Achar vaga você achará um monte. Conseguir pegar está difícil até para quem tem currículo. Mas não é impossível, porque também falta de mão-de-obra. As pessoas possuem um cv, mas ele é muito ruim. Mais ainda, se nota no cv ou em uma pré-entrevista que a pessoa não tem base educacional minimamente boa, que pode ou não ser culpa da pessoa, mas é um fato.
Não é fácil hoje em dia com tantos currículos que o RH recebe, alguém tentar dar uma chance para uma pessoa com potencial, mas isso existe.
A primeira questão é: você tem potencial? Consegue demonstrar isso? Consegue mostra proatividade ou mostra que depende dos outros te instruírem em tudo para fazer algo, para decidir alguma coisa? A base educacional está boa? Consegue demonstrar que entende a matemática como ela realmente é e não só decorou fórmulas na escola? Consegue se expressar bem de maneira correta? Entende textos e consegue raciocinar em cima delas? Sabe resolver problemas? Tem capacidade para aprender a programação rápido, especialmente da maneira correta? O que é difícil, porque a internet está repleta de gente ensinando errado, até alguns livros induzem a erro a não ser que a pessoa tenha uma capacidade crítica pelo menos na média. Tem criatividade para demonstrar que é capaz mesmo ainda não tendo experiência? Quando vai apresentar um projeto mostrando isso? Vai saber abordar na tentativa de conseguir cada vaga? Tem pessoas qualificadas que podem ser uma referência além da burocrática para atestar que você tem potencial real?
É difícil, né? Mas é possível. Se não conseguir tudo isso, só poderá contar com a sorte. Mesmo com tudo isso, sem a experiência, ainda dependerá um pouco da sorte.
Tem que tentar, fazer seu melhor, aceitar qualquer coisa, trabalhar de graça se puder onde for, em instituições sem fins lucrativos que é onde pode ser mais fácil, mas mesmo essas estão sujeitas a tomar um processo trabalhista depois.
Milagre não existe. Eu consegui minha primeira oportunidade assim, fui na loucura e deu certo, depois de exatos 30 dias indo todo dia na empresa. Sim, na minha época quase não tinha concorrência, mas também quase não tinha vaga. Ficava meses sem aparecer uma vaga sequer. Eu tinha aquela chance, e me deram porque eu tinha quase tudo aquilo que eu perguntei acima. Rapidamente fui sendo cisto como uma pessoa dedicada, que entendia o que estava fazendo, que aprimorava rápido, que tinha diferencial, que gostava de desafios e os cumpria, que não precisava de gente empurrando. Outras vagas foram aparecendo "do nada", spi quando fui para São Paulo que eu procurei uma vaga anunciada no Estadão. Concorri com centenas de currículo, eu não tinha os requisitos pedindo no anúncio, o processo seletivo foi amplo e a última fase ganhos um curso e uma mínima ajuda de custo durante um mês onde éramos avaliados trabalhando com o software deles. Tinha 2 vagas, nos primeiros dias eu sabia quem seriam contratados, eu e um japonês que dividimos apartamento depois, ambos sem os requisitos, mas eram os que entregam resultados porque mesmo sem fazer USP, GV. Mackenzie, estudamos como se deve e não como a burocracia escolar é.
Eu sou um gênio? Pelo contrário tenho problemas cognitivos e limitações que me prejudicam, mas também tive alguns privilégios, como uma escola que ensinava de verdade, e eu nem pude aproveitar bem, mas que também criava problemas para os alunos. Eu adorava programação desde que vi a primeira vez. Eu já tinha cabeça de engenheiro desde criança. Eu não sirvo para muitas coisas, nada no esperto, e eu queria ser piloto pelo menos, apesar que meu pai era jogador de futebol profissional, em certo momento vi que minha paixão era cinema e queria ser cineasta, mas abandonei a ideia porque meu talento para isso é próximo de zero, eu tive várias ideias, mas me achei no que faço hoje. E agora estou preparando uma semi-aposentadoria porque a área está indo para um caminho que eu não gosto e já não tenho mais a mesma vontade de antes.
Eu lamento dizer, especialmente quando a culpa não é da pessoa, mas todo o sistema está ferrando muita gente, cada vez mais as pessoas ficam suscetíveis a serem enganadas, procurarem o caminho fácil, a não aceitar o esforço que é necessário (eu já contei em outras postagens como foi difícil para mim), ir na onda da maioria que está fazendo errado, e com isso a pessoa treina o erro, o que dificulta ainda mais. Hoje eu quase não consigo ir no cinema mais. Eu não suporto filme dublado, e quase não tem mais legendado na região, na minha época era só legendado e os cinemas enormes lotavam mais que hoje (era mais barato também, vivem a era dos produtos premium, de pagar pela experiência).
Se a pessoa não sai de ciclo, se não é privilegiado, está ficando cada vez mais difícil. Quanto antes a pessoa perceber e começar tomar medidas efetivas e eficazes para estar preparada para a vida, mais chances ela tem. As empresas estão tentando por IA em tudo principalmente porque não conseguem contratar gente boa para trabalhar, não é só questão de custo, até porque quando ela puder ser boa mesmo é capaz de custar mais caro que um trabalhador, mas no que ela conseguirá fazer, ela será melhor.
Então meu conselho é fazer o seu melhor para se diferenciar, não vai no que a manada está indo porque estão indo para o matadouro, para o precipício, alguns dão sorte de escapar, a distância para esses lugares ainda é grande. Estou falando isso para todos, não só para quem perguntou. Não façam a escolha de emburrecer cada vez mais e contribui para que esta seja a primeira geração que ganha na média menos que seus pais na mesma idade, e pior, sendo a que mais quer serviços prontos e premium.
Está faltando um pouco de sofrimento para pegar no tranco. A vida dói, mais para alguns que outros, os pais e a sociedade tentar poupar as novas gerações dessa dor só está causando mais depois. É parecido com a dívida técnica que temos na nossa e diversas áreas.
Tem uma boa notícia, a maioria das pessoas empregadas hoje não sabem programar bem, como deve ser, alguns sêniores inclusive. Eu falo isso e tomo negativos, mas vou eu de novo.
Júnior de verdade é alguém experiente, com falhas, mas não é alguém que vai começar. Muitas vagas pedem mais do que querem porque recebem muitos currículos e a maioria não serve para limpar a bunda.
Desejo o melhor para você que está lendo, espero que ajude, eu sei que é pouco, mas é o que posso fazer agora, eu não posso resolver um problema estrutural que acompanha as pessoas há tanto tempo. Para alguns a leitura foi uma obviedade, para outras algo sem nexo, porque essa é a base que a pessoa tem. Espero que sirva de estímulo para a pessoa mudar sua situação. Ou espere a economia criar outra bolha que contrata quem passar na rua.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).