Não sei se usamos o termo usabilidade da mesma forma. Mas se eu entendi, o SQLite pode ser amplamente usado em projetos reais se ele for adequado para o projeto. E é em muitos projetos. Muito mais do que as pessoas acham que é. Em alguns casos você precisa de alguma experiência com ele, mas isso vale para qualquer ferramenta. Praticamente todos os casos que a pessoa se deu mal por aí fica bem claro que a pessoa não sabia usar. Ele pode dar um pouco mais de trabalho inicial, mas não depois, se você for usar para cargas muito pesadas. Você tem que saber usar algumas técnicas.
Eu já respondi com mais detalhes em https://pt.stackoverflow.com/q/100460/101. Inclusive ele é bem robusto, mais que o MySQL dependendo de como usar.
Se você usar nos cenários adequados ele pode ser:
- muito mais leve
- muito mais fácil de fazer deploy
- muito mais fácil de dar manutenção
- mais rápido em vários workloads
- mais simples de operar com SQL padrão e forma previsível
- usado em cenários que a maioria dos DBs não podem
- bem mais barato no cômputo geral
- mais flexível por usar tipagem dinâmica e ser menos rígido em alguns pontos que favorecem o uso da criatividade
Obviamente que um banco de dados com um servidor pronto para uso pode atender melhor cenários onde isso é exigido e você não quer ter o trabalho de usar ou criar um para o SQLite (o que é menos do que as pessoas menos experientes acham), e eles podem ser mais poderosos e permitirem mais otimizações, e claro, ele tem menos restrições de acesso, embora possa ser criptografado, mas a segurança física se dá só pelo ambiente que ele está e autorização é ilimitada, portanto a aplicação deve controlar isso.
Muita informação sobre ele na internet é falsa, e escrita por quem não conhece bem o produto ou que era verdade há muito anos atrás.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).