Para ajudar:
- https://pt.stackoverflow.com/q/195069/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/122430/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/81854/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/127121/101
- https://pt.stackoverflow.com/q/104340/101
E por fim, sendo um dos mais usados atualmente, a Orientação a Objetos se torna "a evolução" do Paradigma Estruturado.
Não, há uma distância enorme entre os dois. Não dá para comparar, porque cada um deles atuam em áreas diferentes do código e são completamente ortogonais. Não há a menor chance de um ser a evolução de outro. Mesmo considerar OO uma evolução do procedural seria incorreto, ainda que mais próximo. Na verdade, o parágrafo anterior da postagem original mostra que não há como relacionar os OO com PE.
O paradigma mais usado atualmente é o imperativo. O tempo todo, em quase todos os códigos. OO é secundário. Ele é mais falado do que usado. E só é usado corretamente quando há completo entendimento dele, o que é bem mais difícil do que parece, fazer OO errado é fácil, fazer certo não é. As pessoas querem fazer OO porque todo mundo fala que faz OO. Por isso é muito comum a pessoa postar "dúvidas de OO", segundo ela, quando o problema dela é no if
.
Conforme postei em https://www.tabnews.com.br/brunohfdev/em-suas-palavras-defina-paradigma-de-programacao, esses são praticamente os dois paradigmas que se usa hoje em dia (na verdade quase só o imperativo), mas não há uma hierarquia clara de evolução. São coisas distintas. Outros podem ser usados junto com um deles, mas não é uma derivação. Para ser derivação precisa ser a mesma coisa, com algo a mais (viu como OO é difícil?, é extremamente comum as pessoas criarem hierarquias programando OO quando elas não cabem e ferem Liskov).
Inclusive para algo ser evolução não deveria ter perda, e OO tem perdas em relação ao procedural. Pode ter ganhos, podem ser muitos, mas a perda mostra que é só algo diferente, está do lado, não abaixo (ou acima dependendo do ponto de vista).
Da minha palestra:
Ali tem cópia da Wikipedia, mostrando como tem muitos paradigmas, que as pessoas nunca ouviram falar, e OO é só um deles, sem nada demais. Em geral, nenhum tem relação direta com outro. Algumas pessoas consideram que orientação sequer é paradigma. Só cuidado, porque slides servem para ilustar algo que é falado com mais detalhes no momento da palestra.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).