Eu não posso te ajudar muito. Eu comecei com 13 anos, lá se vão 40 anos. Em um computador de 2KB (agradeço por isso). Eu não pensei, eu fiz projetos pessoais nele. Logo em seguida profissionais.
Você me desculpe, mas é o que eu posso ajudar, mesmo que pareça que não. Em muitos casos assim, não é a programação que está aprendendo errado, é o jeito de lidar com a vida. Em muitos casos precisa de ajuda profissional para resolver isso antes que o estrago fique maior. É o "mal do século". Eu queria que mais pessoas tomassem consciência.
Não sei o quanto a internet influencia nisso, mas sei que ela mostra com clareza. Na minha época tinha vários problemas, mas as pessoas se viravam. Hoje todas as pessoas precisam desabafar com pessoas aleatórias na internet, pedir para darem soluções para a sua vida. Isso vai destruir a pessoa para sempre. E algumas pessoas que se dizem do bem só ficam assistindo. Eu não posso fazer muita coisa da mesma forma que elas, mas eu prefiro avisar sempre que posso, para a pessoa tentar enxergar isso e procurar solução, ajuda.
Eu falo isso para todos. Queria que isso fosse visto por milhares de pessoas e se enxergasse nesse cenário e comece a mudá-lo.
Não dá para programar quando a pessoa sequer consegue pensar em um projeto, o que fazer. Programar é a parte difícil.
Eu não posso ajudar muito porque meu problema era achar informação (naquela época era muito difícil) e ter tudo o que precisava para fazer as coisas complexas que eu queria fazer em computadores muito simples. Hoje com esse problema resolvido eu estaria muito animado. Acho que todo mundo deveria. me parece que hoje o problema é falta de (in)formação geral, ou falta de resiliência. Não tem nada na programação que vai ajudar isso.
Quem não está, talvez não goste de programação, mesmo que ache que sim. Quem gosta de verdade tem isso pulsando nas veias.
Até para fazer CRUD dá para se excitar, especialmente no começo. Estou falando porque um comentario fala disso (pode nem existir quando você ler tudo aqui).
Achei curioso porque respondi em outra plataforma sobre CRUD, fui amplamente negativado. Os muito positivados falavam que tudo é CRUD (até mesmo que toda a computação é CRUD). Ou seja, fuja de plataformas assim, eles valorizam o erro. O Tabnews tem se mostrado muito melhor, assim como o Stack Overflow era. Uma informação extra para as pessoas refletirem. Lá eu falei como dá pra fazer CRUDs complexos e que tudo que pode estar atrelado ao CRUD não é CRUD, e que um dos meus maiores desafios e orgulho foi criar mecanismos para nunca mais fazer CRUD (continua precisando modelar tudo e fazer todo o entorno).
Hoje muita vaga só existe porque ficam fazendo CRUD manualmente, e até de forma pouco produtiva porque aplicação DDD, Clean Architecture, e afins (que pode ser bom, mas sem o jeito certo que eu nunca vi fazerem, é muito improdutivo). Quando aprenderem a se alimentar da própria comida, vai sumir mais vaga que o ChatGPT é capaz (a tendência é não sumir porque vão usar o GePeTo para automatizar no risco e sem a mesma qualidade). Espero que isso ajude um pouco em termos práticos.
Hoje é meio normal porque as receitas de bolo ensinam assim, mas nos anos 80 eu fiz uma estrutura de código que faz as 4 letras como uma só (praticando DRY), ninguém fazia isso, fazia cada um separado, repetindo muito código. O programador só pode usar esse título com orgulho quando enxerga padrões e consegue criar soluções melhores para isso.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).