Executando verificação de segurança...
1

Como aprender é a grande questão. Eu não sei responder. Sei que um monte de gente que também não sabe fala sobre isso. Tem gente que estuda o assunto e não sabe muito. Mas tem material e tem gente que pode ajudar de verdade. Eu espero poder ajudar um pouco com propriedade um dia, com o apoio de outras pessoas para não falar besteira. Vai demorar, farei com o máximo de responsabilidade possível. Eu sei que o pessoal não gosta muito desse tipo de resposta, querem uma mentira qualquer.

Muito menos sei dizer como ser bom, provavelmente é aprendendo bem, praticando muito. Tenho quase certeza que é praticando o acerto e não o erro, como muitas pessoas fazem. Não há dúvidas que depende de muita dedicação e bem direcionada.

Eu diria que tem alguns fatores que a pessoa não controla. Já vi estudos que mostram que, entre outras coisas e não de forma única e excludente em todos os casos, DNA é um fator. É difícil para alguém com ascendentes que não aprenderam bem melhorar muito, mas tem várias exceções.

O mesmo vale, e tem estudos mostrando que até o pré-natal bem feito dessa pessoa vai influenciar se ela terá mais chances de ser tudo isso. E claro que o crescimento com acompanhamento adequado, alimentação, educação básica em casa, que é outro fator dos pais ou responsáveis que é diferente do DNA, a educação formal inicial que recebe, os incentivos, os traumas que passa, e uma quantidade enorme de variáveis que eu não saberia descrever.

Claro que a pessoa pode fazer a diferença por conta própria também, para alguns será mais fácil ou mais difícil. Alguns estão em condições tão precárias que nem na Suíça, Japão ou outro lugar forte ela poderia se desenvolver tão bem, embora teria um avanço considerável. Da mesma forma que alguém no interior da Etiópia ou Piauí ainda pode se destacar muito apesar das dificuldades. De outro lado alguém que nasce em berço de ouro de pais de extremo sucesso em tudo pode ser um idiota e estragar toda sua via e de outras pessoas.

Tem pessoas que nascem com limitações diversas, físicas ou mentais, outros podem nascer com uma vantagem em algo assim. Muitas vezes o segredo é achar no que a pessoa obtém melhor desempenho, onde ela consegue ser feliz, que é algo que não pode ser desprezado. Eu lamento muito pelas pessoas que precisam fazer qualquer coisa para sobreviver mesmo que as deixe infelizes ou cause problemas piores, isso é uma das injustiças da vida.

Sem a base todo o resto fica fraco, e pode nunca mais recuperar. Deveria ser crime de lesa-humanidade a forma como a sociedade e governos atendem as crianças e tiram suas chances de prosperar, a não ser que ela tenha tudo uma sorte em vários sentidos. Quase nada é definitivo.

Cada pessoa é diferente. Não dá para se cobrar ser o que não foi feito para você. Mas não dá para desanimar e "deixar a vida te levar", você deve buscar o melhor. Começando aprender a aprender, de forma favorável, produtiva.

Eu não posso ajudar tanto porque eu não fiz isso bem, eu tenho minhas limitações. Mas sei que tenho que aprender mais e mais, de tudo um pouco, não posso ficar bitolado, não posso só decorar receitas de bolo, tenho que raciocinar, cria meu próprio conhecimento, me conhecer, treinar, melhorar, ouvir as pessoas certas, observar, adaptar, avaliar, rever o caminho, não desistir, não desanimar, focar, priorizar manter a mente aberta, ser criativo, ser curioso, querer se aprofundar, não pular etapas ou procurar o caminho mais curto, sem prestar atenção, consumindo uma coisa atrás da outra em 2x, tenho que me desafiar, me estimular, não ter medo errar, mas não aceitar o erro como normal, tenho que me comparar com outras pessoas para ter parâmetros, mas não posso fundir minha cabeça com isso. Aceitar suas limitações é algo positivo também.

Minha percepção é que gostar do que está fazendo ajuda muito, por isso destaco aqui. Sentir evolução também ajuda, por isso não pode pular etapas e tem que ter base sólida. Como uma pessoa vai se dar bem com programação quando ela não entende a matemática, e pior, vai ensinar os outros que não precisa de matemática para programar, quando programação é matemática. Como ela vai aprender se ela não entende realmente um texto que ela está lendo, ou não consegue fazer uma pergunta coerente que faça sentido e instigue alguém responder?

Quem pode e não consegue fazer tudo isso precisa de ajuda profissional especializada.

A sua descrição mostra que é possível se fortalecer, mas que há o risco de ficar forte do jeito errado.

A sua percepção que tem informação demais é correta, é uma habilidade fundamental no século XXI saber selecionar isso, provavelmente mais que saber usar a IA. E aceitar que vai perder algumas coisas.

Se não deu ára entender, faça o oposto do que a maioria faz e fala para você fazer, porque a maioria não consegue isso que você deseja.

O resumo de tudo é alqaeida (gastei todo meu árabe, gaste o seu pra entender o que eu falei). Tem gente que nem saberá ou terá vontade de ver o que é isso. Sem isso fica difícil, trabalhoso, caro, os resultados nunca serão os melhores, mas ainda dá pra fazer algo.

Não tem milagre, não acho que tenha técnica específica, é natural quando a pessoa treina isso a vida toda, é um pouco um dom (não gosto tanto da palavra). Tem que fazer e melhorar, fazer mais e melhor de novo. Se a pessoa não consegue ir vendo isso sozinha provavelmente ela não vai conseguir., porque não tem receita de bolo que tantos querem.

Aliás a simples busca incessante por receitas de bolo, por respostas definitivas, por salvações especiais, por técnicas milagrosas, e afins, é um dos problemas que faz a pessoa ter dificuldade, porque desvia a pessoa do trabalho duro e que forma todo o raciocínio. Por isso a IA vai destruir a humanidade, não porque ela terá vida própria e matar todo mundo, porque ela vai entregar fácil o que tem que ser difícil. A IA é pior que a bomba que a pessoa toma na academia, o resultado vem, mas não é real. Na verdade na academia ainda vai exigir bastante esforço, por isso a IA é pior, ela lentamente, como a internet fez, a televisão e outras distrações fizeram com a mente das pessoas. Até o acúmulo de livros e outras fontes melhores é um problema hoje em dia.

Experiência só se adquire experimentando. Vai devagar e sempre, um passo de cada vez, subindo um degrau depois de estar firme no atual. Ou você achará o caminho ou perceberá uma limitação que pode ou não ser transposta, com ou sem ajuda especializada.

Um erro que vejo as pessoas fazendo é achar que ela pode ser um pouco de todo mundo. Note que cada um faz uma coisa e você provavelmente buscará fazer aquilo também, e tudo bem. Mas buscará o mesmo do outro, e de mais um outro, e de dezenas, centenas, milhares de pessoas. Aí é impossível. Não caia nessa armadilha.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...