Executando verificação de segurança...
5

Chat GPT-4: inteligência artificial mente para completar tarefa e gera preocupação

A notícia está espalhada por toda a web, só peguei uma fonte.

O que eu quero falar aqui não é sobre o fato relatado aí. Tenho algo mais importante sobre a matéria, que a CNN e outros veículos não tem, tanta, culpa assim.

Os veículos precisam se preparar mais. Não é de hoje que vivemos fortemente em um mundo de narrativas.

A OpenAI já fez antes, outras empresas sempre fazem de publicar coisas assim. Um suposto defeito que choca as pessoas, que dá repercussão, que fazem o assunto de interesse deles ficarem nas manchetes e todos boquiabertos com tamanha qualidade.

"Ei, mas está falando de um defeito". Sim, está, mas é um defeito que revela uma qualidade incrível e que o produto está se tornando melhor que pretendiam. É o defeito que mostra qualidade.

Esse tipo de coisa costuma ser plantado. Muitas vezes ocorre de propósito, em outras não, mas o interesse é gerar hype porque eles ganham muito com isso.

Cada um vai enxergar como quer, mas o objetivo do press release que soltaram é fazer a maioria acreditar que estão diante de um fenômeno, de um produto que está pronto para tomar o lugar de todo mundo em tudo. E que esta versão está muito melhor.

Mas continua quase a mesma coisa. Cheio de falhas e incapaz de chegar perto do que um ser humano faz. E continuará assim por muito tempo.

E os jornalistas vão reverberando o que é de interesse deles. Algumas pessoas ligadas à ciência estão comprando essa ideia, o que me preocupa mais ainda, jornalista sempre foi assim. Por sorte não vi ainda um cientista sério caindo nessas armadilhas. Eles reconhecem que está evoluindo, que vai evoluir muito mais e que no futuro de fato coisas incríveis ocorrerão, mas não estão deslumbrados com esse produto. Tem outras IAs que estão entregando resultados muito mais relevantes hoje, sem alarde.

Até aí tudo bem, o que me preocupa é que grande parte das pessoas estão acreditando nesses supostos resultados. Estão usando de forma equivocada considerando que é uma ferramenta séria e não apenas um brinquedo, que eventualmente faz algo certo.

Nem preciso falar que muita gente já está ganhando dinheiro vendendo essas ilusões.

O assunto já "encheu o saco" e eu vou ter que jogar uma balde de água fria muitas vezes, até eu cansar e ser irreversível (quase já é) das pessoas usarem completamente errado. Por enquanto estou com energia e acreditando que posso fazer algo, mesmo tendo sinais que não dá muito resultado.

E ajuda o fato que muito eventualmente ele dá uma boa ajuda. Junto com um monte de ajuda boa até a "página 3", que é suficiente para os mais ingênuos acharem que ela é ótima.

Vão se preparando porque vai ter muita notícia assim. E você sabe que uma mentira repetida muitas vezes se torna "verdade". Reconheça o padrão, a notícia vem sempre disfarçada, assim tem argumentos para os torcedores usarem para fazer defesa do que passam a se apaixonar.

Tente usar o ChatGPT para algo útil, e isso passa em questionar tudo que vem dele. Considere inútil até que prove o contrário. Ele mal serve como fonte inicial para maiores pesquisas, está bem comum ele ser pior que a Wikipedia para fornecer outras fontes melhores para maiores pesquisas. E acompanhe suas melhorias, um dia ele poderá ser mais útil, embora será usado com menos ética ainda, que é a única certeza que temos.

Já tinha que ficar atento antes da invenção das redes sociais, antes do jornalismo passar usar técnicas de redes sociais, e antes das empresas usarem seus departamentos de RP para venderem as ideias que desejam, mas ainda veremos isso se intensificar mais, esteja preparado.

O caminho que parece mais fácil é o que mais vai prejudicar você.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
2

Pô @maniero, compartilho da mesma opinião que você, principalmente neste ponto:
"Tente usar o ChatGPT para algo útil, e isso passa em questionar tudo que vem dele. Considere inútil até que prove o contrário."

Na minha opinião, não devemos surfar esse hype, e sim utilizar de maneira inteligente.

2

É como entrada de dados em software. Você só está seguro se rejeitar tudo e aceitar o que você provar que é válido.

O problema é que eu conheço as pessoas, a té a mim mesmo, vai ter uma hora que dá preguiça e aceita. E depois aceita outro. Aí aceita mais um, e isso vai se tornando hábito. Depois que acostumnou vai brigar com todo mundo que não faz assim. Vai ensinar pros filhos que assim é mais fácil e a vida é mansa.

Eu só posso fazer minha parte, mesmo sabendo que não dê muito certo. Tem gente que bate em mim porque conto sobre a mágica.

A IA só será útil se ajudar a gente ser melhor, não pior.

Outros dia vi um dos cientistas mais respeitados do mundo falando sobre o índice médio da inteligência ter caído pela primeira vez na história. Tem estudos que mostram que pela primeira os filhes estão ganhando em média menos que seus pais na mesma idade e que os mais velhos que eram rejeitados no mercado de trabalho agora reinam porque os mais jovens querem atalhos que não levam a lugar algum.

Todo mundo pode fazer o que quiser, mas em certo ponto não tem mais volta, e a consequência ruim será para sempre.

1