Executando verificação de segurança...
4

1 Elas são criadas a partir de qual linguagem?

O mais comum é o inglês, mas nada impede que seja em qualquer outra.

Tá achando estranho? Não é, isso está correto, continue lendo.

2 A primeira linguagem não pode ter sido criada por outra, então como ela foi desenvolvida?

Aí temos que ir longe, mas eu logo vou responder o que eu acho que quer saber de verdade. Entendo a confusão.

3 As linguagens mais velhas são mais limitadas do que as atuais ou elas podem ser "atualizadas"?

Elas podem ser atualizadas, tanto que foram e não precisam ser limitadas.

Fortran por exemplo, que alguns consideram como a primeira linguagem de programação de alto nível a ser inventada hoje é muito mais poderosa do que era na década de 50.

Lisp que foi a primeira sob certo ponto de vista (não foi implementada logo) já era muito poderosa na época, até por ser homoicônica.

COBOL é orientada a objeto hoje em dia.

Vamos desmistificar algumas coisas

Leia O que é linguagem de programação, IDE e compilador? para entender melhor que linguagem de programação é uma coisa, e a implementação dela, provavelmente através de um compilador é outra completamente diferente.

Por isso uma linguagem não depende de outra a não ser a língua natural que alguém se comunica para fazer algo. Em resumo, a linguagem é só um conjunto de regras, e costuma ser expressado em inglês. Para ajudar alguns usam BNF.

A primeira linguagem de programação de computador moderno era binária e foi estabelecida pela forma como o processador foi desenhado. Códigos 0 e 1 eram colocados de tal forma que faziam que o procesador manipulasse um dado de uma determinada maneira de acordo com a disposição das portas lógicas do processador. Você tinha que entrar isso no computador com uma chave de ligado e desligado, e portanto o programa tinha que ser escrito no papel antes. Era extramente trabalhoso e cheio de erros. Por sorte só se fazia aplicações muito simples.

Depois disso criaram linguagens abstratas que mapeavam diretamente para o código binário, mas na prática só existe na cabeça das pessoas. E assim conseguiram construir um código que ajudava a montar outros códigos.

Só depois criaram um compilador para uma linguagem de alto nível, usando as linguagens de baixo nível que foram sendo criadas antes, cada vez com mais abstrações, mas ainda mapeando para o que o processador sabe fazer. Alguém deu alguns nomes para as instruções do processador e estabeleceu uma regra do que usar depois do nome. Essa linguagem foi o primeiro Assembly. Cada processador tem o seu, e é possível ter mais de um Assembly para o mesmo processador, desde que o mapeamento seja igual. Isso foi um avanço e já ficou bem mais fácil programador do que colocar zeros e uns. Mas em um primeiro momento alguém tinha que transformar esse código escrito em Assembly para código binário na mão! Depois escreveram um programa que automatizava isso e foi um aumento enorme na produtividade.

Até que finalmente alguém criou uma linguagem de alto nível. Essa nova linguagem foi escrita em inglês e o compilador dela foi escrito em Assembly, e foi usado um montador até que o próprio compilador da nova linguagem fosse capaz de compilar um código escrito nela própria que poderia compilar seu código fonte. Isso chama-se *bootstraping* (lá explica como é esse negócio do ovo e da galinha).

Então, grosso modo podemos dizer que para a implementação das linguagens aconteceu: linguagem binária -> Assembly -> linguagem de alto nível

Agora você vai querer descobrir Como é desenvolvida uma linguagem de programação. Não esqueça de seguir os links presentes lá porque tem muita informação valiosa para entender isso e como um compilador é escrito. E se pesquisar pode ver por lá mesmo como tuo isso vira código inário e como executa noi procrssador.

Também pode ser útil.

Ainda existem diversos outros mitos. Em geral as pessoas leem coisas, mas como nunca tiveram prática com o assunto, acaba virando um telefone sem fio e os mitos vão se solidificando. Se quer mesmo saber o correto sobre isso precisa pesquisar mais em fontes confiáveis. No que eu passei já vai dando o caminho onde tem mais informações e termos para pesquisar.

Quando você treina o erro é ele que fará para sempre. Treine o acerto. Seja curioso e poderá aprender tudo o que desejar.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1